Como todo cidadão de bem, os negros merecem ter todos os seus direitos de acesso à Saúde Pública garantidos. Para assegurar isso, a capital acreana recebe na próxima sexta-feira, dia 18, a partir das 8h da manhã, no auditório do Conselho Regional de Medicina (CRM/AC, situado na Estrada Dias Martins), o Seminário Regional da Saúde Integral da População Negra.
O seminário é voltado para acadêmicos de Medicina e outras áreas afins da Saúde, profissionais e gestores públicos do mesmo setor, além de, é claro, ativistas locais dos direitos das pessoas negras. O objetivo do encontro é formular, em conjunto, propostas para melhorar/atualizar e fornecer, dentro do atual quadro de serviços da Saúde municipal e estadual, o atendimento necessário para garantir a qualidade de vida da população negra do Estado.
O seminário está sendo organizado pelo Movimento Cernegro, pelo Comitê de Saúde da População Negra de Rio Branco, pelo Fórum étnicoRacial, pelo CRM/AC e por alunos da IX Turma de Medicina da Ufac.
Estão previstos para o evento as apresentações: ‘O Movimento Negro e a Política Nacional de Saúde da População Negra – avanços e desafios’ (às 9h); A Saúde da População Negra e o SUS (9h30); debate (10h); Proposição de ações estratégicas para a melhoria da qualidade de vida da População Negra no Estado (10h30); mais debates (11h); e, por fim, a elaboração e a assinatura dos encaminhamentos gerais extraídos do seminário (11h30).