Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Secretaria de Direitos Humanos terá Plano Estadual da Igualdade Racial

Como resultado da 1ª e 2ª Conferência Estadual da Igualdade Racial foi apresentado para a Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh), o  Plano  Estadual de Promoção da Igualdade Racial (Planepir). O objetivo é propor as atividades e ações de políticas públicas que mais atendem a população negra, garantindo a promoção da igualdade racial.

Dentre as demandas propostas pelo Planepir estão: realização de cursos para formação de agentes de cultura afrobrasileira, voltados para elaboração técnica de projetos; criação de um Centro Integrado de Cultura Afrobrasileira; a criação de uma campanha publicitária com foco na intolerância religiosa para ser veiculada aos canais televisivos locais e a formação continuada dos professores das redes municipais e estaduais de ensino para efetivação da lei 10.639/03 que trata do ensino da cultura africana e da África nas escolas.

Segundo o Coordenador do Departamento de Promoção e Igualdade Racial, José de Arimatéia, o Planepir leva ao poder público o conhecimento das demandas e necessidades dos afrodescendentes do Acre.

 “Temos muito claro que um processo não anula o outro, com a efetivação das políticas públicas, ainda teremos o processo de avaliação para garantir sua eficiência e eficácia, daí a importância da participação efetiva do movimento social nesse processo”, ressaltou Arimatéia.

Participaram da reunião com o Secretário de Direitos Humanos, Nilson Mourão, representantes do Movimento Hip-Hop Mocambo, Federação de Capoeira Acreana, Clube do Samba, Fórum de Educação Étnico-racial, entidades de matrizes africanas Logun-Éde, Ilê asé, Ceumec-Brava, Departamento de Promoção e Igualdade Racial (DPIR) e Instituto Ecumênico. (Annie Manue-la e Marcelina Freire / Ascom Sejudh)

Sair da versão mobile