O Serviço Social do Comércio (Sesc) completou ontem 36 anos de fundação no Acre. O Sesc é uma instituição brasileira privada e sem fins lucrativos, mantida pelos empresários do comércio de bens, serviços e turismo, com atuação em todo âmbito nacional. A instituição é voltada prioritariamente para o bem-estar social dos seus empregados e familiares, mas aberto à comunidade em geral. Atua nas áreas da educação, saúde, lazer, cultura e assistência médica.
De acordo com Leandro Domingos, Presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (Fecomércio), a instituição cresceu nos últimos anos no Estado. “Isso representa para nós o sucesso, muito trabalho. Não poderíamos deixar de comemorar uma data como esta. O Sesc tem feito história no Acre e da região amazônica a administração que tem mais crescido é a daqui. Se levarmos em consideração que o Sesc já tem 66 anos de Brasil, nós evoluímos muito e estamos querendo fazer muito mais pela sociedade acreana”.
Atualmente o Sesc Acre desenvolve trabalhos nos municípios de Rio Branco, Brasiléia, Senador Guiomard, Xapuri, Plácido de Castro, Cruzeiro do Sul e Feijó. “Durante toda essa nova gestão, apresentamos uma nova configuração em termos estruturais. Sabemos que o Sesc foi pioneiro nas áreas de educação, saúde, lazer, incentivo à cultura e vem se aperfeiçoando a cada dia. Estamos fazendo um trabalho de maior aproximação com a sociedade acreana, com os nossos principais usuários, que são os comerciários e para tanto estamos expandindo as nossas ações. Hoje temos atuação em mais seis municípios e queremos expandir ainda mais”, explicou o presidente.
Em breve a capacidade de atendimentos do Sesc irá dobrar. Anualmente 22 mil pessoas passam pela instituição, enfatizou Leandro. “Atualmente levamos investimentos grandes à três municípios, que irão dobrar a nossa capacidade operativa. Daqui há três anos é a fase de conclusão de nossas obras e o Sesc estará atendendo o dobro. Estamos comemorando os investimentos feitos no Acre”.
Na ocasião, o Projeto Brincando nas Férias, que será desenvolvido no período de 21 de janeiro a 02 de fevereiro foi lançado. O projeto atende crianças de 5 a 15 anos, dependentes de comerciários, conveniados e usuários da instituição, com o objetivo é oferecer um espaço para uma série de atividades recreativas na unidade, frisou Débora Dantas, diretora regional do Sesc. “Como neste período as crianças estão de férias e as questões de lazer em Rio Branco são precárias, concentramos de 250 a 300 crianças no Sesc e oferecemos atividades e brincadeiras, sempre em supervisão de monitores. O nosso objetivo é que as crianças fiquem aqui no período da manhã e se divirtam de forma salutar. O Sesc foi sempre uma referência para o Estado. Cada vez mais estamos ampliando os nossos serviços e espaços. Estamos a disposição e queremos que os comerciários venham para cá, frequentem a nossa casa, que iremos recebê-los. O nosso serviço é de excelência”.