A Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), em parceria com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), lançou, ontem (15), o projeto Restaurante Inteligente que visa capacitar gestores de empreendimentos do setor de alimentação fora do lar. O objetivo é melhorar a capacidade administrativa desses micros, pequenos e médios empresários, a partir do conhecimento de indicadores que impactam nos resultados das empresas.
O lançamento aconteceu ontem e foi apresentado pelo presidente da Abrasel no Acre, Ari Palu Júnior.
A Secretaria de Turismo e Lazer também apoia o projeto e na oportunidade apresentou aos empresários locais, o Cadastur (Sistema de cadastro de empresas que integram a cadeia produtiva do turismo), a fim de sensibilizar o dono destes empreendimentos a aderirem ao programa do Ministério do Turismo, que está em dando cada vez mais visibilidade aos empresários locais do setor em âmbito nacional.
O objetivo foi de complementar as informações trazidas pelo “Restaurante Inteligente”, com esta ferramenta que visa incluir o seu negócio no “mapa do turismo brasileiro”, uma vez que cadastrando seu empreendimento, no caso do setor gastronômico, traz ao proprietário uma série de oportunidades como, facilidades de financiamento, inclusão das características do seu restaurante junto ao sistema de dados do Ministério do Turismo dentre outras.
Também foi apresentado aos restaurateurs presentes, o programa lançado em 2012 pela Setul, chamado “Onde tem lixo não tem turista” que incentiva a população a conservarem os espaços de visitação publica a fim de aumentarem a circulação de visitantes à estes locais, montando uma série de esforços que aumentam a circulação de turistas no estado.
A Secretária de Turismo e Lazer, Ilmara Lima, falou da importância destas ações para difusão da gastronomia acreana. “O Governo do Estado está realizando uma série de atividades, a fim de difundir gastronomia local em todo o país, e o Cadastur é uma ferramenta que aumenta significativamente o respaldo do seu negócio nacionalmente” afirma a secretária.
Para incluir seu negócio no Cadastur, basta que o empresário acesse o site www.cadastur.turismo.gov.br ou procure a Setul na Arena da Floresta, e realize este procedimento gratuitamente.