Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Socioeducandos participam de aula prática de Curso de Vendedor

 Duas turmas da escola em tempo integral do Instituto Socioeducativo do Acre (ISE) participaram da visita técnica ao Centro de Distribuição de uma rede de supermercados da região, nesta quarta-feira, 30. A ação faz parte das aulas práticas do Curso de Vendedor, administrado pelo Instituto Dom Moacyr (IDM), por meio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), com carga horária de 160 horas/aula.

 Uma das turmas encerra o curso já na próxima semana, e a outra deve concluir os trabalhos no fim do mês de fevereiro. Ao todo, 14 adolescentes participaram da atividade.

 A professora Vera Lúcia Silva é também a responsável pelas aulas de vendas. Durante a visita à distribuidora, ela explicou aos adolescentes em medida socioeducativa de semiliberdade a importância do trabalho em equipe.

 De acordo com a docente, o curso também é importante, pois ensina sobre atendimento ao cliente, marketing pessoal e marketing da empresa. Dessa forma, o aluno pode conhecer todos os processos que envolvem a venda. “Não é só vender, é você saber cativar o cliente, dar credibilidade ao seu produto”, explica.

 Os socioeducandos puderam ajudar durante uma tarde inteira no serviço do local. Os jovens eram guiados pelo conferente de mercadorias do Centro de Distribuidora, Antônio Chagas.
“Esses meninos parecem esforçados. A gente vê que a maioria leva jeito para a coisa. E se algum deles sentir vontade de trabalhar com esse mercado é só deixar o currículo, que nós daremos um apoio. Mas, claro, o esforço maior deve partir deles”, afirmou Antônio.

 Para um dos socioeducandos, a oportunidade é  única. “Os cursos que fazemos no ISE são muito importantes, pois nos permitem conhecer várias áreas. Assim, podemos saber o que é melhor para o nosso futuro. Nesse curso, por exemplo, eu me identifiquei muito e ao concluí-lo pretendo buscar uma vaga de emprego”, declara.

 De acordo com o presidente do ISE, Henrique Corinto, mais cursos como esse vão ser realizados para adolescentes em medidas socioeducativas. “A previsão é de que, até o fim deste ano, 16 cursos profissionalizantes possam ser ministrados dentro das unidades, todos com carga horária pequena, devido à grande rotatividade nos centros”, afirma Corinto.

Sair da versão mobile