Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Trabalho de estudante da Ufac é escolhido para ser apresentado na 8ª Bienal da UNE

 Em um mega evento cultural não pode faltar à rica criatividade acreana. Por isso, a estudante Ana Paula Alab de Oliveira, da Universidade Federal do Acre (Ufac), foi uma das selecionadas para apresentar o seu espetáculo teatral ‘O Santo e a Porca’ na 8ª edição da Bienal da União Nacional dos Estudantes (2013).

Com 14 anos de tradição, o evento e terá como temática deste ano ‘A volta da Asa Branca’. Logo, os trabalhos expostos terão afinidade com este tema principal. O festival da UNE reúne jovens universitários de todo o continente sul-americano. Neste ano, ele será sediado em duas cidades pernambucanas, Recife e Olinda, entre os dias 22 a 26 deste mês. O tema desta 8ª edição foi escolhido para homenagear o rei do baião, Luiz Gonzaga, em alusão ao seu centenário, celebrado em 2012.

Além da apresentação dos trabalhos, o festival contará com oficinas e debates qualificados sobre a produção artística brasileira em suas diversas facetas. O espetáculo da acreana, que faz parte do Grupo Universitário de Artes Cênicas ‘Nois da Casa’, foi escolhido juntamente com outros 95 trabalhos de 6 categorias, para serem apresentados no maior festival cultural para estudantes do países. As categorias são: literatura (20 projetos), artes visuais (14 trabalhos), projetos de extensão (15 trabalhos), audiovisual (27 trabalhos), e música (12 projetos).

O ramo de artes cênicas, no qual Ana Paula Alab de Oliveira foi selecionada, é o que tem o menor número de vagas: apenas 8 trabalhos. Com méritos, a acreana está entre eles. A 8ª Bienal da UNE ainda contará com uma 7ª categoria, que é a ciência e tecnologia. Só que os trabalhos deste grupo foram selecionados depois, pela Associação Nacional dos Pós-graduandos.

Entre os 8 trabalhos selecionados da categoria de artes cênicas, apenas o espetáculo da acreana Ana Paula Alab de Oliveira foi escolhido para representar todo o tradicionalismo da Região Norte. A seleção dos trabalhos foi feita por integrantes da coordenação do festival (universitários dos cursos de artísticos), por membros Circuito Universitário de Cultura e Arte e por diretores da UNE. Participaram deste processo, cujas inscrições duraram 45 dias, milheres de estudantes de Ensino Superior de todo o país.

Divulgado o resultado dos vencedores, eles agora receberão e-mail com informações sobre o evento. Todos terão direito a alojamento em escolas e clubes de Recife e Olinda, e não irão precisar efetuar o pagamento da inscrição para participar da bienal. Para obter mais informações sobre a 8ª Bienal da UNE, a coordenação do evento disponibilizou 2 endereços virtuais: www.bienaldaune.org.br; e o facebook.com/bienaldauneoficial

Sair da versão mobile