Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Treinamento do PJe mobiliza mais de 140 usuários da Justiça do Trabalho em Rio Branco

 O Comitê de Implantação do Processo Judicial Eletrônico (Pje-JT) do Tribunal Regional do Trabalho da 14ª Região abriu na segunda-feira (14) com um “aulão” na OCA – Organização das Centrais de Atendimento – a semana de treinamentos em Rio Branco, capital acriana, para capacitação de servidores, magistrados, procuradores do trabalho e advogados no uso do novo sistema que será inaugurado em fevereiro de 2013.
O juiz Antônio César Coelho, subcoordenador do Comitê Regional, destacou a importância da certificação digital dos operadores do direito, além dos membros da Justiça do Trabalho, indispensável para o novo modelo de processo eletrônico. Segundo ele, o PJe-JT possibilitará uma economia de pelo menos três toneladas de papel, somente em Rio Branco, além de outras vantagens para o dia a dia da Justiça, tornando possível o alcance de melhores resultados.
A semana de 14 a 18 de janeiro foi marcada também pelos treinamentos para 50 servidores das Varas e Fórum Trabalhista de Rio Branco. Os instrutores Haroldo Arouca e Alysson Lopes, Silvino Cavassana e Ronaldo Ferreira se dividiram em duas salas na sede do Senai/AC e apresentaram a nova ferramenta, com explicações e exemplos de como vai funcionar o Pje-JT na prática, a partir de fevereiro deste ano nas unidades judiciárias da capital acreana.

Procuradores – Na sede da Procuradoria Regional do Trabalho, em Rio Branco, os procuradores e servidores conheceram as ferramentas para uso do Processo Judicial Eletrônico e como deverão proceder a partir da implantação na Justiça do Trabalho da 14ª Região. De acordo com a coordenadora da Procuradoria do Trabalho no Município de Rio Branco, Marielle Rissane Guerra Viana, o treinamento oferecido pelo TRT é muito importante para que a celeridade processual não seja prejudicada, e os procuradores já demonstraram que as novas tecnologias chegaram para melhorar ainda mais a prestação jurisdicional.

Advogados – Com mais de 50 advogados no auditório da OAB/AC, Antônio César e Robert Rosa explicaram como os operadores do direito deverão proceder para utilizar o PJe-JT. O presidente da seccional da entidade, Marcos Vinicius Jardim Rodrigues, destacou que os advogados acrianos já possuem, na maioria, a certificação digital.

Juízes do trabalho – Os magistrados do trabalho que atuam em Rio Branco se reuniram no Fórum Trabalhista e acompanharam todos os passos do treinamento para utilização das ferramentas do processo judicial eletrônico. A juíza diretora do Fórum, Marlene Alves Oliveira, destacou a importância desta nova fase da justiça do trabalho brasileira e afirma que isso vai proporcionar celeridade e economia de tempo, além da preservação ambiental com menos papel. 
 

Sair da versão mobile