A presidente da Comissão Organizadora do Processo Seletivo Simplificado da secretaria Municipal de Educação, professora Lídia Maria Mota Diógenes, garantiu que está tudo pronto para a realização das provas, neste domingo, dia 3 de fevereiro. As provas vão ser aplicadas na Universidade Federal do Acre e na Uninorte, das nove da manhã ao meio dia. O candidato deverá comparecer ao local designado com uma hora de antecedência do horário fixado para o inicio da prova, às 8 horas. Deve levar caneta esferográfica de tinta azul ou preta, comprovante de inscrição e documento de identidade original com foto (carteira de identidade, de trabalho ou passaporte).
A professora Lídia explica que o pessoal de apoio, que busca os cargos de assistente de educação e merendeira, vão fazer as provas na Uninorte. A exceção são os 532 candidatos com os nomes que começam pela letra M, que vão fazer a prova na Ufac. Todos os candidatos ao cargo de professor vão fazer as provas na Ufac. No total, serão 2.100 candidatos na Ufac e 6.311 na Uninorte. O objetivo da Comissão era que todos os candidatos aos cargos de apoio fizessem as provas em um único local: a Uninorte, mas por questão de espaço, isso não foi possível, e os candidatos que têm os nomes iniciados pela letra M, vão ter que fazer prova na Ufac, onde serão utilizados 65 blocos. Na Uninorte serão usados todos os blocos.
As provas, segundo a coordenadora, foram elaboradas pela Fundação Abapolru, na Bahia, e já estão no Acre, em local seguro. Lídia relata ainda que no domingo, mais de 700 pessoas vão trabalhar no concurso. Serão 500 fiscais de sala e mais de duzentas pessoas de apoio nos dois locais de aplicação de provas. Nos locais das provas, a segurança será garantida pela Polícia Militar e a RBTRANS, está em contato com as empresas de transporte coletivo, para que a oferta de ônibus seja ampliada para os dois locais no domingo.
O Processo Seletivo Simplificado terá: prova objetiva de caráter eliminatório e classificatório, para todas as modalidades e análise de currículo vitae, de caráter classificatório. O resultado do processo será publicado no dia 19 de fevereiro no site da Prefeitura de Rio Branco. www.pmrb.ac.gov.br.
O concurso prevê o preenchimento de 604 vagas em cargos de nível fundamental, médio e superior. Os salários vão de R$ 687,27(apoio) a R$ 2.839 (professor). 8.469 pessoas estão inscritas para o Processo: 6.832 para pessoal de apoio (assistente escolar e merendeira) e 1.637 para o cargo de professor.
O secretário de Educação, Márcio Batista, diz que 65 por cento dos aprovados, vão ser contratados já para iniciar o ano letivo de 2013. Os aprovados que não forem contratados logo no início do ano, vão compor um banco de servidores e serão chamados de acordo com a necessidade.
Esta é a primeira vez que professores de educação física serão contratados pelo município para dar aulas para alunos do primeiro ao quinto ano, que compõe o primeiro ciclo do ensino fundamental, que atende estudantes de 6 a 9 anos.
O Processo Seletivo Simplificado para Contratação Temporária tem duração de dois anos. Os candidatos selecionados em suas especialidades serão lotados na zona urbana e zona rural para atender às necessidades da Rede Municipal de Ensino, com base na ordem decrescente de classificação do candidato, conforme opção de lotação (zona urbana ou rural) declarada no ato da inscrição.
Atualmente a secretaria Municipal de Educação tem 74 escolas e creches nas zonas urbana e rural. As creches atendem crianças de 2 e 3 anos de idade. A pré-escola é para os de 4 e 5 anos e o primeiro ciclo do ensino fundamental atende estudantes entre 6 e 9 anos.