Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Ação de Inverno avança no bairro das Placas

 Há quase 50 anos morando na antiga Estrada de Porto Acre, que corta o bairro das Placas, Alberto Batista Porto está perto de completar 87 anos e, com uma lucidez que impressiona, pediu aos filhos que o ajudassem a caminhar até o portão da casa de número 1228, onde sempre viveu, para ver e cumprimentar o prefeito Marcus Alexandre. “Ainda não tinha visto prefeito para andar pela cidade como este”, disse Alberto, cuja opinião é corroborada pela esposa, dona Sueli de Castro Porto, de 80 anos. “A gente vê o senhor pela televisão”, disse.

 Como convidado, foi na residência do casal que Marcus tomou cafezinho e conversou algum tempo com a família durante a visita realizada no comecinho da manhã desta terça-feira, 22, à mais uma frente da Ação de Inverno que, no total, desde o 2 de janeiro,  já removeu 4.212 toneladas de entulhos e lixo de vias estruturantes, ruas secundárias, becos e vielas das sete regionais de Rio Branco.

 Como sempre, o prefeito é abordado pelos moradores que querem apresentar demandas ao poder público.  O funcionário público Elivan Leal da Silva o levou ao Beco da Mata, que liga a rua das Placas (antiga Estrada de Porto Acre) à rua 2 de Abril e é cortado por um córrego afluente do igarapé São Francisco. O beco possui acessos por trapiche e casas e quintais são sistematicamente alagados quando o canal se enche por conta das chuvas. Marcus reafirmou o compromisso de trabalhar para melhorar esses locais, determinou a elaboração de um relatório textual e fotográfico e lembrou que a Ação de Inverno estará limpando o canal de modo que os efeitos das chuvas causem o mínimo de incômodo.  “Aqui vivem umas 200 famílias. As crianças sofrem com a lama e há muita dificuldade aqui”, relatou Leal.

 A visita à Ação de Inverno nas Placas foi acompanhada por assessores como o diretor de Limpeza Pública da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur), Wille das Neves, e pelo Líder do Prefeito na Câmara Municipal, o vereador Gabriel Forneck.  “A Prefeitura está de parabéns pelo trabalho que vem desenvolvendo na cidade”, disse Gabriel.
 
 Presença do prefeito leva ânimo a trabalhadores e moradores – Para o encarregado da frente de serviço da Semsur nas Placas, João Miguel, saber que o prefeito e o secretário Kellyton Carvalho estão acompanhando diuturnamente o desenvolvimento da Ação de Inverno é algo de suma importância para elevar o moral dos trabalhadores. “O serviço está sendo bem acompanhado pelo secretário e pelo prefeito. Isso anima quem está executando os trabalhos”, disse João Miguel, que disse observar semelhante sentimento de parte da população.

 A Ação de Inverno é uma megaoperação que foi lançada no último dia 2 de janeiro pelo prefeito Marcus Alexandre e o governador Tião Viana. Visa manter a infraestrutura da cidade e ampliar o combate aos focos do mosquito aedes Aegipty, o transmissor da dengue, através da limpeza de vias pública, remoção de entulhos, desobstrução de canais e bueiros, além da melhoria de calçadas e passeios.
A política de transversalidade, em que todos os órgãos da Prefeitura participam, está presente na Ação de Inverno que tem diretamente 700 trabalhadores envolvidos com 250 equipamentos e 26 equipes de diferentes secretarias e órgãos. A parceria com o Governo do Estado permite investimentos de cerca de R$ 10 milhões nesse programa.

Sair da versão mobile