A prefeitura de Rio Branco lançou, na manhã de ontem, dia 2, a Ação Inverno e a Operação de ‘Combate à Dengue’ 2013, em parceria com o Governo do Estado. As ações têm o objetivo de atuar nos principais problemas que ocorrem durante o inverno, que são a dengue, entulhos nas vias e desastres naturais (fortes chuvas, deslizamentos e enchente). A Semsur, Emurb, secretarias municipal de Saúde (Semsa) e de Assistência Social (Semcas) irão realizar os trabalhos.
De acordo com o prefeito Marcus Alexandre, um esforço redobrado será realizado nesse inverno para amenizar os problemas que ele causa na cidade. “Estamos começando uma grande mobilização em uma ação de trabalho nesse período chuvoso. São 689 homens e 250 equipamentos para trabalhar nas principais vias da nossa cidade, conservando e recolhendo entulhos. Estamos em parceria com as equipes do Estado e do município no combate à dengue. Os agentes de endemias e agentes comunitários estarão visitando as casas, identificando os problemas, contando com a população e trabalhando para que a gente não tenha os mesmos problemas do passado. Vamos enfrentar esse inverno com o pé no acelerador, com muita disposição e coragem”.
O governador Tião Viana destacou que mais médicos estarão disponíveis nas unidades de Saúde. “A Operação Inverno é do prefeito Marcus Alexandre. Estou aqui para ajudar e fazer a parte de colaboração do governo, que está comprando 30 mil tampas de caixa d’água e colocando mais 65 médicos para trabalharem nas unidades de Saúde, esvaziando a busca aos hospitais, avançando o sistema de Saúde. Estamos fazendo o possível para fortalecer o município”.
É necessário que a população participe e contribua com as ações, frisou Marcilene Alexandrina, secretária municipal de Saúde. “Convidamos a população para participar conosco, para conseguirmos fazer com que a dengue não se torne uma epidemia. Todos nós sabemos que o vírus 4 entrou em circulação, que é o tipo que a população não está imune. Todos correm o risco de adquirir a dengue deste tipo e queremos conscientizar a população para retirar o entulho, pois sem a ajuda dela o nosso trabalho não é possível de ser realizado”.