Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Aníbal Diniz visita o Haiti e firma compromisso de cooperação no país

Anibal Diniz22O senador Aníbal Diniz (PT) esteve reunido na última semana com senadores do Haiti. Acompanhado dos senadores Luiz Henrique da Silveira (PMDB) e Inácio Arruda (PCdoB), o senador acreano, que integra a Comissão de Relações Exteriores e Defesa no Senado, foi recebido em Porto Príncipe por senadores haitianos.

As discussões em pauta foram a cooperação entre os dois países, além do fortalecimento das instituições parlamentares. Outros assuntos que permearam o encontro foram a modernização das eleições haitianas, fontes alternativas de energia além das políticas de segurança alimentar e questões humanitárias.

Aníbal disse que o encontro foi positivo e que serviu para fortalecer os laços de amizade entre as duas nações. O senador acreano falou, também, que o Brasil tem interesse em continuar com sua cooperação ao Haiti. Uns dos pontos dessa cooperação são as novas fontes alternativas de energia, além da organização das eleições, fortalecendo, assim, a democracia daquele país.

O senador Jocelerme Privert, do Haiti, disse que a visita dos senadores brasileiros é salutar e enfatizou, ainda, a importância da cooperação brasileira na questão elétrica. Para o senador, o Haiti precisa de novas tecnologias que atendam a demanda nacional na área energética. A produção haitiana é de 500MW apenas para atender uma população com aproximadamente 10 milhões de habitantes.

Os senadores brasileiros visitaram, ainda, a base militar do Exército Brasileiro no Haiti e puderam ver de perto a realidade e a necessidade de se manter as tropas brasileiras em solo haitiano.  

A agenda incluía, também, uma visita ao presidente da República do Haiti, Michel Joseph Martelly. Com ele, Aníbal Diniz, tratou a questão dos haitianos ilegais que entram no Brasil pela fronteira do Acre com o Peru e a Bolívia. Diniz sugeriu ao chefe maior de Estado haitiano, que se reúna com o corpo diplomático brasileiro para tratar sobre a questão migratória de haitianos para o Brasil.

Sair da versão mobile