O prefeito Marcus Alexandre cumpre, já neste primeiro dia de mandato, compromissos feitos em campanha para o funcionamento, em dois turnos, dos centros de saúde Roney Meireles, no bairro Adalberto Sena; Augusto Hidalgo de Lima (Baixada do Sol); Eduardo Assmar (Quinze) e São Francisco, no bairro São Francisco. Dez médicos estarão trabalhando todos os dias em período integral (cinco de manhã e cinco à tarde) até às 19h realizando atendimento em clínica geral, pediatria e ginecologia.
O cumprimento desse compromisso foi possível através de convênio firmado dia 31 de dezembro entre Marcus Alexandre e o governador Tião Viana, que anunciou a contratação de 66 médicos que já estão trabalhando nas unidades básicas de saúde. No total, nesta primeira fase, seis unidades de saúde estarão atendendo em dois turnos, sendo que cada uma delas terá uma equipe de dez médicos divididos em cinco por turno um pediatra, um ginecologista e três clínicos gerais. As pessoas serão consultadas, realizarão os exames e retornam para casa com o medicamento em mãos, se necessário. contratados 66 médicos que atuarão nas unidades básicas de saúde que são referência. Serão seis unidades de saúde atendendo em dois turnos, sendo que cada uma delas terá uma equipe de dez médicos divididos em cinco por turno: um pediatra, um ginecologista e três clínicos gerais.
Essa ação fortalece sobremaneira as Unidades de Referência em Atenção Primária (Uraps) de Rio Branco, eliminando assim a necessidade das filas em busca de consulta. Outros dois centros de saúde estarão sendo fortalecidos com esse mesmo apoio a partir do dia 15 de janeiro, totalizando, até o final deste mês, seis unidades com atendimento em dois turnos até às 19h.
O prefeito visitou essas unidades nesta quarta-feira, 2, acompanhado da secretária municipal de Saúde, Alexandrina Chaves, e do secretário-adjunto de Estado da Saúde, Amsterdan Sandres, além do presidente da Câmara de Veredores, Professor Roger, e dos vereadores Gabriel Forneck, Líder do Prefeito na Câmara, e Marcelo Macedo. “Os efeitos dessa ação serão sentidos ao longo dos próximos dias”, disse Sandres, lembrando que os usuários do Sistema Único de Saúde agora podem se programar para buscar atendimento em uma dessas unidades e não precisam acordar de madrugada para sair de casa.
Marcus Alexandre foi recebido pelas coordenadoras dessas Uraps. No Eduardo Assmar, por exemplo, Oldenize Simões, enfermeira coordenadora da unidade, informou que pelo menos 300 atendimentos serão realizados diariamente com o incremento do quadro de médicos. “Todas essas unidades tiveram dobrada sua capacidade de atendimento”, confirmou a secretária Alexandrina.