Os royalties do petróleo e uma maior atenção aos Fundos de Participação dos Estados e Municípios, o FPE e o FPM, serão duas das principais questões acompanhadas pelo deputado federal Gladson Cameli (PP) em 2013, na Câmara Federal.
Sobre a divisão dos royalties, Gladson Cameli entende que o pré-sal pertence a todos os brasileiros e que, por isso, se deve ter uma divisão igual para todos os estados.
“Assim como dizem que a Amazônia é de todos os brasileiros, o petróleo também é. Outra coisa: nós que moramos na Amazônia deveríamos ser recompensados pela preservação da natureza”, frisou Cameli.
O progressista disse também que há um desejo do Congresso Nacional em resolver as questões dos vetos do pré-sal e estabelecer novas regras de divisão dos recursos.
Quando o assunto é eleição na Câmara e no Senado, Gladson avalia como positivo que o PMDB presida as duas casas. A segunda vice-presidência ficará com o PP, na Câmara Federal.
O parlamentar afirma que a sua ida à Serra do Divisor não teve fins eleitoreiros, mas apenas o de conhecer melhor a região e ouvir as reivindicações dos moradores daquele lugar.
“São mais de duas mil famílias. Estivemos lá para ouvir os anseios da população. Um exemplo dos anseios daquela comunidade é que volte a questão do antigo horário, o horário de Deus como eles dizem”, disse o parlamentar.
O deputado acreano aproveitou para dizer que todas as informações referentes a seu mandato estão disponíveis no site: www.gladsoncameli.co m.br.