Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Gladson faz expedição ao Môa para ouvir comunidades e recebe honras do Exército

 Nascido na região do Vale do Juruá, o deputado federal Gladson Cameli (PP/AC) iniciou o ano de 2013 executando as metas que projetou em 2012, tendo como prioridade visitar várias comunidades isoladas do estado, principalmente localidades rurais onde os benefícios do poder público dificilmente chegam.

 Cameli chegou nesta sábado, 05, da Serra do Divisor, onde conheceu de perto as necessidades das comunidades da República, aldeia indígena dos Nukinis, São Salvador e Pé da Serra, na Serra do Môa, além de pequenos vilarejos da região.
O parlamentar percorreu o Rio Japiim, e o Môa, em Mâncio Lima, em lanchas, acompanhado do senador Sérgio Petecão e do comandante do 61º Batalhão de Infantaria e Selva (BIS), coronel Ricardo Guerra, indo até a fronteira.
O jornalistas Luciano Tavares, Nelson Liano Júnior e Gabriel De Angelis acompanharam os parlamentares, que foram recebidos com honrarias de chefes de estado e conheceram a base militar e o trabalho promovido pelo Exército na selva, entre as comunidades ribeirinhas, como o atendimento médico.

 O comandante Ricardo Guerra declarou a Gladson  a satisfação do Exército em recebê-los, e o deputado agradeceu as honras recebidas, lembrando do trabalho exemplar de segurança que aos militares oferecem à nação brasileira.

Apoio para saúde indígena

 Após a visita a Serra do Divisor, Gladson Cameli e Petecão seguiram para comunidade República, dos índios Nukinis, com cerca de 600 habitantes. E foram  recebidos pelo cacique Zenaldo Nukini.

 Entre as várias reivindicações, os indígenas enfatizaram a falta de acesso a saúde indígena, onde foi informado que o Governo Federal deixou de repassar os recursos no valor de R$ 76 mil mensais para a prefeitura do município e transferiu para a conta de uma ONG do estado de São Paulo.

 O caso já foi denunciado pelo deputado Gladson Cameli ao Ministério da Saúde e ao Ministério da Justiça, em Brasília, em abril de 2012, onde ficou acertado que seria realizada uma audiência pública no Acre com autoridades do Governo Federal para solucionar o problema.

 Na Serra do Môa, na comunidade do Pé da Serra, o prefeito de Mâncio Lima, Cleidson Rocha, acompanhou uma reunião com a comunidade na escola rural municipal Josefa de Queiroz, onde o assunto ficou por conta da insegurança em relação à permanência das famílias no Parque Nacional da Serra do Divisor.

 O Ibama apresentou às cerca de 30 famílias da região uma proposta de tirá-los do local e o Incra assentá-los num projeto de assentamento no município de Porto Walter, mas eles se recusam a deixar a Serra.
Em sua agenda política de recesso, o deputado federal Gladson Cameli pretende visitar ainda as populações ribeirinhas do Rio Juruá, até Marechal Taumaturgo; ribeirinhos dos rios Envira e Tarauacá; moradores das margens do Rio Acre, em Brasileia e a comunidade do lago do Silêncio, em Sena Madureira.

Sair da versão mobile