O prefeito Marcus Alexandre visitou nesta terça-feira, 15, a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) da Conquista, localizada ao lado do Horto Florestal de Rio Branco. A unidade requer melhorias e o prefeito foi conferir de perto o que é necessário fazer para o pleno funcionamento da estação, que recebe e trata o esgoto residencial de cerca de pelo menos oito bairros da capital.
A proposta de Marcus Alexandre é potencializar a parceira com o Departamento de Pavimentação e Saneamento do Acre (Depasa) para a melhor operação da ETE. “Precisamos tomar todas as medidas para melhorar a estação”, disse o prefeito. A visita foi acompanhada por gestores do antigo Saerb e o diretor executivo de Gestão Técnica e Operacional do Depasa, Janderson Pontes de Assis.
Os bairros atendidos pela ETE são o Universitário I,II e III, Tucumã, Rui Lino, Mocinha Magalhães, Distrito Industrial, Manoel Julião, Conquista e Tangará. Junto com a ETE do São Francisco, a maior da capital e a ETE Redenção, Rio Branco tem cerca 70% do seu esgoto residencial tratado. A ETE Conquista faz o tratamento do esgoto de forma biológica. O processo utiliza bactérias específicas para a decomposição dos detritos e para a limpeza do esgoto sem o uso de aditivos químicos.