Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Prefeito Marcus Alexandre participa em Brasília/DF de reunião com Dilma

Prefeito 2701Está marcado para os dias 28, 29 e 30 deste mês, um encontro de todos os novos prefeitos com a presidente Dilma Rousseff, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília. No convite, a presidente afirma que quer contribuir para a melhoria da gestão das cidades. Durante o evento, os ministros vão apresentar os principais programas federais que podem ser acessados pelos municípios.

De acordo com a programação, a presidente vai abrir o evento às dezenove horas do dia 28, no Auditório Máster do Centro de Convenções. Ministros como os de Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campelo, de Educação Eduardo Mercadante, Saúde, Alexandre Padilha, e Miriam Belchior, do Planejamento Gestão e Finanças, também devem fazer palestras no evento.

O Programa de Aceleração do Crescimento – PAC II, Gestão Municipal Estratégica e Orçamentária, Transparência e Controle Social, O Sistema Nacional de participação Social, Política de Saneamento de Resíduos Sólidos, Desenvolvimento Rural Sustentável e o combate ao uso de crack, estão entre os temas que serão tratados no encontro de três dias.

Antes mesmo de assumir a prefeitura, o então eleito, Marcus Alexandre, apresentou projeto do PAC Mobilidade, que prevê a duplicação de trechos da Avenida Getúlio Vargas, estradas da Floresta e Sobral, Apolônio Sales e Jarbas Passarinho e a construção de cinco terminais de passageiros em bairros de Rio Branco. O shopping popular, que deve ser erguido na área próxima, também está entre os projetos já encaminhados à Brasí-lia. O prefeito diz que o alinhamento dos governos federal, estadual e municipal é fundamental para o desenvolvimento local. Ele vai voltar ao Ministério das Cidades para acompanhar o trâmite do projeto.

Amac – Além de buscar recursos para Rio Branco, como presidente da Amac, o prefeito Marcus Alexandre, também vai tratar de temas como a inadimplência dos municípios acreanos, o que interfere no repasse de recursos federais. Ele está preocupado ainda com a possibilidade do Supremo Tribunal Federal, impedir o repasse do Fundo de participação dos Estados (FPE), para o Acre, o que influencia o repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Vai tratar do tema no Ministério da Fazenda.

O prefeito esclarece que a Amac vai dar todo o suporte necessário, na elaboração de projetos, para que as prefeituras tenham acesso aos recursos e que possam também sair da condição de inadimplência. (Ascom PMRB)

Sair da versão mobile