Junto com a equipe de obras e urbanização, o prefeito Marcus Alexandre, visitou neste sábado, os nove bairros onde são executadas as obras que fazem parte do Programa de Aceleração do Crescimento – PAC 2. Em todos são feitos serviços de abertura de ruas, drenagem, implantação de rede de água e esgotos, colocação de calçadas e meios fios. O asfaltamento está suspenso até o verão, mas em vias que estão sem acesso por causa das chuvas, a determinação do prefeito é que seja feito um trabalho paliativo, para garantir o acesso dos moradores. No verão, o asfaltamento será retomado.
Nos nove bairros além das obras, há ações da Secretaria Municipal de Assistência So-cial. A Semcas atua no levantamento das famílias que precisam ser retiradas do local por causa das obras e levadas para outras localidades. Dezesseis cursos profissionalizantes, como de mecânica e informática, são ministrados para os moradores das áreas, relata a secretária Dôra Araújo.
E os moradores do bairro, que tinham banheiros improvisados ou sem condições sanitárias adequadas, ganharam banheiros novos. São 150 unidades. Para a execução de obras em locais onde passam igarapés ou que apresentam algum tipo de risco, duzentas e trinta famílias serão levadas para casas já construídas no bairro Ilson Ribeiro. A secretária municipal de Assistência Social, Dôra Araújo, relata que tudo o que tem que ser modificado ou alterado no bairro, é decidido em conjunto com os moradores. “Os moradores estão a par de tudo o que fazemos. Nós esclarecemos as dúvidas e informamos os passos dados e o que será feito”.
O bairro Vitória, foi o primeiro visitado pelo prefeito e equipe, que andaram em várias ruas. O projeto prevê o asfaltamento de 15 quilômetros de ruas e demais serviços de urbanização com investimento de R$ 21 milhões. Problemas como bueiros obstruídos e a falta de água foram verificados, mas o prefeito determinou a solução imediata dos problemas. O mototaxista Francisco Lira, ex-presidente da Associação de Moradores do bairro Vitória, diz que nunca havia visto um prefeito ir aos bairros para ver os problemas e autorizar as soluções de imediato. Chico Lira, como é mais conhecido relata que o serviço dele também melhorou com as obras, já que agora pode buscar os passageiros em ruas que antes não entrava para fazer as corridas de moto-táxi.
Fazendo junto com os moradores
Para garantir que os serviços nos bairros não parem mesmo agora no inverno, a intenção do prefeito é manter vá-rias frentes de trabalho nos nove bairros com obras do PAC. E os moradores dessas localidades vão trabalhar para melhorar suas comunidades e ainda vão receber por isso. Em cada regional, serão montadas equipes de roçadores, que vão usar os próprios equipamentos e garantir renda extra. A ideia animou o roçador Adriano Fontonelii, do bairro Vitória, que ganhou a roçadeira e foi qualificado pela Secretaria Estadual de Pequenos Negócios. “limpar meu bairro e ainda ganhar por isso é muito bom. Uma coisa nova e boa para nós que moramos na periferia”. (Ascom PMRB)