Drenagem das valas, desobstrução dos bueiros, novos trapiches e pontos de iluminação, capina e limpeza. Além disso, haverá a remoção de algumas famílias para casa pagas pelo Aluguel Social e para o Cidade do Povo, que será construído pelo Governo do Estado, na BR-364. Estas foram algumas medidas anunciadas pelo prefeito Marcus Alexandre, aos moradores da Baixada da Habitasa no último sábado. Ele percorreu várias ruas e foi ao local onde só há trapiches ligando as casas. “Agora no inverno vamos fazer o emergencial. Vamos drenar essa vala e tomar outras medidas urgentes. No verão, vamos ampliar as ações e beneficiar mais o local”, explicou.
As máquinas que vão fazer a drenagem da vala que corta toda a Baixada da Habitasa, já entram no bairro nesta segunda- feira. A Semsur vai fazer a operação de limpeza e retirada de entulhos do local. Depois de acompanhar o prefeito e comitiva em cada rua e pelos trapiches, o presidente da Associação de Moradores, João Paulo Santos, disse que agora todos acreditam que as obras serão executadas. “Nunca um prefeito andou nestes trapiches, pra ver nossa realidade de perto. Agora temos certeza de que tudo o que der, será feito”.
Creche Comunitária
Os moradores da Baixada da Habitasa vão ganhar também uma creche comunitária. A Associação de Moradores vai encontrar um imóvel que será alugado pela prefeitura por meio da secretária de Educação. O secretário Márcio Batista, explica que além do aluguel, a prefeitura pagará a merenda e os funcionários. Em Rio Branco, além das dez oficiais, a prefeitura mantém outras duas comunitárias, uma no bairro Ayrton Sena e outra na Capoeira. Márcio Batista conta que a prefeitura vai buscar apoio na iniciativa privada para manter mais creches comunitárias nos bairros.
No Bahia Velha.
Ainda no sábado o prefeito Marcus Alexandre, esteve no bairro Bahia, onde o programa Ação de Inverno, já está executando obras de recuperação asfáltica, meios fios e desobstrução de bueiros e valas. As ruas Mem de Sá e São Salvador, as principais da localidade, foram as primeiras a receber os serviços que continuam em outras vias transversais.
O Campo do Vidal, um espaço comunitário, o prefeito se reuniu com os moradores, e garantiu que no local serão realizados torneios de futebol promovidos pela Secretaria Municipal de Esportes, a ser criada. O Campo vai ganhar alambrado e iluminação novos e vai abrigar uma escolinha de futebol para as crianças e jovens do bairro Bahia. O presidente da Associação de Moradores do bairro Bahia, José Cunha, avalia que a escolinha de futebol e os campeonatos, vão dar vida nova ao local, diminuindo as possibilidades dos jovens entrarem no mundo do crime. “Esporte é remédio para vários males”, ressalta.
No Bahia também haverá uma creche comunitária, com aluguel, merenda e funcioná-rios pagos pela Secretaria Municipal de Educação. “O importante é garantir que as crianças tenham onde ficar com dignidade enquanto as mães trabalham. Muitas delas são responsáveis pelo sustento da família, por isso precisam desse apoio para poder ter cesso ao mercado de trabalho e sustentar a famílias sozinhas”, explica o secretário municipal de Educação, Márcio Batista.
No Conjunto Carandá, ao lado do bairro Bahia, o prefeito, determinou que sejam executados serviços de drenagem que garantam o escoamento das águas da chuva. (Ascom PMRB)