O prefeito Marcus Alexandre inspecionou nesta quinta-feira, 3, o Parque de Exposições Castelo Branco, onde é realizada a Expoacre, tendo em vista seguir preparando a estrutura necessária para enfrentamento às consequências de uma possível cheia do Rio Acre. Chefes das comissões Estadual e Municipal da Defesa Civil, o coronel Jesus Oliveira e o tenente-coronel George Santos, e o comandante do Corpo de Bombeiros, Flávio Pires, além de secretários de diferentes áreas da prefeitura, acompanharam o prefeito. O vereador Gabriel Forneck, Líder do Prefeito na Câmara, participou da inspeção.
O volume do Rio Acre vem subindo consideravelmente nas últimas horas em decorrência, principalmente, das chuvas sobre seu principal tributário, o Riozinho do Rôla. Nesta quinta-feira, o Rio Acre marcou 10,03 metros e a cota de alerta é de 13,50 metros mas mesmo assim Marcus Alexandre tomou a decisão de avaliar o parque para que, numa eventual elevação do rio a 12 metros, já esteja tudo preparado para receber famílias que possam ser atingidas pela cheia. A previsão metereológica, conforme informou George, é que chova 30 milímetros até este sábado. Dependendo do local onde essa chuva cair, certamente o rio aumentará muito de volume na região de Rio Branco.
Na próxima terça-feira, Marcus apresenta ao público e às equipes que atuarão no amparo às famílias, o Plano de Contingência Contra Enchentes, que define a atuação de cada secretaria e cada órgão municipal, bem como as prioridades de ações a serem executadas caso as chuvas se intensificquem ao ponto de alagar residências e equipamentos públicos e privados.
Todos quantos participaram da inspeção ao parque são altamente conhecedores da questão, como Dora Araújo, que secretária de Assistência Social. Sobretudo, Marcus Alexandre já possui grande conhecimento de como agir nesses eventos porque atuou de modo sistemático no enfrentamento ao problema e no atendimento às famílias no período em que dirigiu o Deracre. O Rio Acre subiu muito no começo do ano passado e desabrigou milhares de famílias, o que levou a prefeitura a mobilizar todos os pontos contidos no Plano de Contigência. Rio Branco tornou-se referência nacional em defesa civil no caso de enchentes. (Assessoria)