Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Prefeitura oferece cursos de inclusão social

 Através da Coordenaria de Trabalho e Economia Solidária (Comtes), a prefeitura de Rio Branco está oferecendo diversos cursos que tem como objetivo principal realizar a inclusão social em nossa cidade e, ao mesmo tempo, promover e fortalecer os empreendimentos ligados à economia solidária.

 No centro de treinamento, localizado no bairro Rui Lino, está sendo oferecidos cursos como cooperativismo e associativismo, gestão e planejamento de empreendimentos solidários, inclusão digital, além de comercialização e mercado em economia solidária.

 Ao todo são 219 pessoas que estão sendo capacitadas em diversas turmas e nos três horários. O curso de economia solidária, por exemplo, tem turmas pela manhã e também à tarde. Já o curso de comercialização e mercado tem uma turma de 40 alunos pela parte da manhã.

 De acordo com o coordenador da Comtes, Stênio Melo, os cursos tem o objetivo de atrair todos os empreendimentos para todos aqueles que queiram participar de uma nova política onde todos possam trabalhar e ser donos do próprio negócio de maneira igualitária.

 O prefeito de Rio Branco, Marcus Alexandre, já determinou uma atenção especial à economia solidária em nossa cidade. Para ele, é uma oportunidade que se tem de gerar trabalho e renda às pessoas dentro do princípio de que o trabalho ajuda a reduzir a miséria.

 Stênio explica ainda que os cursos também são referência para os empreendimentos ligados à economia solidária. “Esses cursos permitem treinar os trabalhadores para quando houver feiras estejam credenciados a participar”, afirma.
O coordenador da Comtes faz questão de explicar, ainda, que em todos os cursos são discutidos alguns valores da economia solidária, entre os quais: autogestão, democracia, cooperação, centralidade do ser humano, valorização da diversidade, emancipação, valorização do saber local, justiça social e cuidado com o meio ambiente.

Sair da versão mobile