Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Segundo Distrito vai ganhar Praça dos Esportes e da Cultura

 No lugar da antiga Rodoviária de Rio Branco, no bairro Cidade Nova, está surgindo a Praça dos Esportes e da Cultura. Na área de quatro mil metros quadrados, estão sendo construídas uma praça, pistas de skate e de caminhada, equipamentos de ginástica, quadras de esportes, ginásio coberto, posto da polícia militar e dois blocos que contam com biblioteca, cine teatro, tele centros, sala multiuso e o Centro de Referência de Assistência Social – CRAS. A Praça dos Esportes e da Cultura vai beneficiar pessoas de todas as idades, principalmente do Segundo Distrito da capital. Nesta terça feira, o prefeito Marcus Alexandre, foi vistoriar o ritmo das obras e cobrou da direção da empresa executora, a data prevista de conclusão, marcada para julho.   

 O investimento é de R$ 1,6 milhão. No complexo com espaço para o lazer, entretenimento, haverá ainda possibilidade de formação e qualificação dos moradores da região, para o mercado de trabalho, por meio dos cursos profissionalizantes ministrados no Centro de Referência de Assistência Social – CRAS, ligados á secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social.  “Essa não é só uma praça com quadras ao redor. É um espaço que pensa na família, no jovem, no adulto e no idoso. Daqui podem sair atletas e também pessoas com maior qualificação para enfrentar o mercado de trabalho. Isso também é política de prevenção, por exemplo, contra o uso de drogas.”, relata o prefeito.

 A Praça dos Esportes e da Cultura será administrada pela secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social e de Esportes e Coordenadorias Municipais da Juventude e do Trabalho e Economia Solidária. As instituições vão elaborar calendário de cursos e atividades, de forma que haja atividades diárias no local. O presidente da Câmara Municipal de Rio Branco, vereador Roger Corrêa, avalia que Praça da Cultura e dos Esportes é a resposta para várias demandas que são levadas até a Câmara. “Os jovens querem espaço para os esportes e o lazer, bem como os idosos. Os adolescentes e adultos querem se preparar para ter chances na hora de buscar emprego. Aqui temos isso tudo concentrado em um único espaço”.

 O ex- presidente da Associação de Moradores do bairro, Antônio Ecídio, explica que a Prefeitura de Rio Branco inova na construção e gestão do espaço. Ele participou junto com o grupo gestor da prefeitura, da capacitação dada pela Fundação Getúlio Vargas e Ministério da Cultura, para a gestão compartilhada da Praça. Os cursos foram ministrados em Brasília e já está marcada nova etapa para março em Belém.   “Vamos ser o olhar da comunidade aqui. Vamos decidir tudo em parceria com a equipe gestora e os moradores. Isso é fazer com o povo e não só para o povo e é uma novidade que vai dar certo com certeza”.

 A secretária de Cidadania e Assistência Social, Dôra Araújo, conta ainda que igrejas, escolas ou outras instituições, poderão solicitar o uso, por exemplo, do cine teatro para a realização de seminários e encontros. “O espaço será da comunidade seja do segundo ou do primeiro distrito”.

 Acompanharam o prefeito Marcus Alexandre na visita á obra da Praça dos Esportes e da Cultura, nesta quarta feira, o vereador Roger Corrêa, as secretárias de Obras, Cláudia Cunha, de Cidadania e Assistência Social, Dôra Araújo, dos Esportes, Afrânio Moura, e os coordenadores do Trabalho e Economia Solidária, Stênio Cordeiro e da Juventude, Temyllis Lima.  

Sair da versão mobile