O deputado federal Sibá Machado (PT) participou na noite do último dia 4, de uma entrevista no Programa Gazeta Entrevista, apresentado pelo jornalista Alan Rick, TV Gazeta. Durante os dois blocos do programa Sibá falou sobre a reforma política, mensalão, pré-sal e também sobre o seu futuro político.
Sobre a reforma política, o deputado petista disse que o financiamento público de campanha para acontecer é preciso que se mantenha o voto em lista, ou seja, o eleitor votará em uma lista proposta pelos partidos políticos. De acordo com o quociente eleitoral se calcula quantos candidatos podem se eleger. A tese do voto em lista está na nova reforma política.
Outro ponto tratado, por Sibá, foi sobre a divisão dos royalties do petróleo. Respondendo a questionamento de internautas se seria justa a divisão de forma igualitária a todos os estados e municípios, Sibá Machado (PT) disse que, “o pré-sal é o único dinheiro novo que nós temos pelos próximos cinco anos, porém, as decisões que foram aprovadas diz que 40% dos recursos são destinados aos municípios produtores, 40% aos estados produtores e 20% fica com a União”.
Ele explicou, ainda, que o Congresso tem interesse em mudar desde o início. “A bancada do Rio de Janeiro e do Espírito Santo quer que a decisão passe a valer de agora em diante, até para não haver uma quebra de contratos, licitações. Então, as decisões tomadas acredito que entram em vigor a partir de 2014”.
Sibá também defendeu que os recursos do pré-sal destinados à União sejam repassados às áreas de Educação e Ciência e Tecnologia. Os recursos destinados aos Estados 50% sejam aplicados na Educação e 50% os governos estaduais aplicam onde lhes convierem. A mesma proposta é aplicada aos municípios. Isso até 2019. “A partir de 2020, tudo será destinado à Educação e à Ciência e Tecnologia”.
Questionado por um internauta quanto à existência ou não do mensalão, o parlamentar disse que não existiu, confirmando a expressão dita pelo internauta que dizia o seguinte: “O senhor, deputado, disse em entrevista anterior que o mensalão não existiu, foi um factoide criado por Roberto Jefferson, existiu?”.
Sobre seu futuro político, Sibá Machado disse: “se o partido aceitar, eu irei sim concorrer a reeleição em 2014, mas agora o momento é de muito trabalho”.