Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Acreano de 10 anos se destaca no taekwondo e pensa nas Olimpíadas

Anthony Oliveira - FOTO JP 2Uma promessa. Com apenas 10 anos, o jovem Anthony Oliveira, da categoria mirim, vai receber nas próximas semanas a faixa vermelha ponteira preta de taekwondo. O atleta acreano conquistou 12 medalhas de ouro em competições locais e nacionais em apenas três anos praticando a modalidade e sonha em representar o Brasil nos Jogos Olímpicos de 2020.

No taekwondo, existem 10 faixas, mas somente cinco cores. As ponteiras complementam as faixas que faltam. A primeira faixa é a branca e a última é a preta.

Campeão do 4º Rondônia Open (2010), de quatro Campeonatos Estaduais do Acre e do Intercontinental em São Paulo (2012), Anthony Oliveira começou a praticar o taekwondo há três anos e já é considerado uma referência na modalidade.

“Comecei a gostar do tae-kwondo quando tinha sete anos. Passei a treinar só para aprender e agora já penso em ser um atleta profissional”, disse ele segurando as 12 medalhas conquistadas até aqui.

Para quem pensa que tudo passa de uma brincadeira, a rotina do jovem mostra que o ciclo olímpico de 2020 já começou para o acreano. Oliveira treina três vezes na semana: segunda e quarta são os dias de atividade física e leve; na sexta, o treinamento é de luta. Além disso, ele ainda estuda, faz curso de língua estrangeira e até arrisca jogar bola numa escolinha de futebol da Capital.

Segundo o pai do atleta, Clementino Oliveira, o sonho do filho é compartilhado por toda a família e se depender deles, Anthony vai estar na delegação brasileira nas Olimpíadas de 2020.

“Ele é um garoto esforçado e não é porque é meu filho não, mas acho que tem um grande potencial para representar o Brasil. Isso é uma rea-lidade. Vou investir o que puder nele”, afirmou.

O jovem acreano agora se prepara para as competições locais e nacionais previstas para este ano. Um deles é o Campeonato Brasileiro de tae-kwondo, em abril,  em sede ainda a ser definida. (João Paulo Maia / GE Acre)

Sair da versão mobile