Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Entre os mais de 40 árbitros, quadro da Federação tem quatro mulheres

arbitros - foto Nathacha Albuquerque 81Elas ganharam espaço em todas as profissões. No século XXI, as mulheres quebraram preconceitos e estão cada vez mais presentes no mercado de trabalho. No futebol não é diferente. Hoje com mais de 40 árbitros no quadro, a Federação de Futebol do Acre (FFAC) conta com quatro árbitras assistentes. A mais experiente é a educadora física Janilda Melo da Rocha, de 39 anos, que trabalha há mais de 15 nos gramados acreanos.

Janilda Melo já foi a única mulher a trabalhar na arbitragem local. Além do futebol, ela trabalha também no basquete e futsal. Melo afirmou que os últimos cursos técnicos da Federação de Futebol possibilitaram a entrada de profissionais do sexo feminino.

“Fiquei um longo tempo sendo a única mulher, mas com os cursos entraram outras meninas e isso é bom. Hoje a sociedade aceita mais, o preconceito diminuiu, não só na arbitragem, mas em todas as profissões”, disse.

As outras árbitras assistentes do quadro são Rosiane Amorim, Lúcia Oliveira e Dayane dos Santos. Todas vão trabalhar no Cam-peonato Acreano deste ano, que tem início neste domingo (17).
 
Preparados
Os árbitros que fazem parte do quadro da Federação fizeram uma pré-temporada de um mês. Segundo Civaldo Nery, presidente do Sindicato dos Árbitros do Acre, a preparação física e técnica tem ajudado os profissionais nas competições que são realizadas durante o ano.

“Treinamos três vezes na semana e acho que nosso quadro de árbitros é bastante qualificado. A arbitragem tem erro, isso é inevitável, mas nos últimos anos nós temos errado o mínimo possível”, afirmou.
 
Escala
A Comissão de Arbitragem da Federação de Futebol do Acre (FFAC) divulgou na manhã desta sexta-feira (15) a escala dos árbitros da primeira rodada do Campeonato Acreano 2013, que vai ser disputada neste domingo (17), no Arena da Floresta.

No jogo entre Rio Branco e Galvez, às 16h30, Antônio Nericlaudio Rego Costa é o árbitro escalado. Civaldo Nery Via-na e Jean Carlos Rodrigues são os assistentes.

O duelo entre Atlético Acreano e Náuas, logo em seguida, às 18h30, tem como árbitro Antonio José Moreno, e os assistentes são João Gomes Jácome e Israel Sampaio de Souza.  (João Paulo Maia / GE Acre)

Sair da versão mobile