Um título desejado por oito clubes. O Campeonato Acreano de Futebol 2013 começa neste domingo (17) com uma rodada dupla no Estádio Arena da Floresta, a partir das 16h30. Neste ano, a competição é disputada por cinco equipes da Capital e três do interior.
Os times se enfrentam entre si, em turno e returno. Os quatro melhores colocados se classificam para as semifinais do torneio. A final será disputada em dois jogos – dias 23 e 26 de maio.
‘Convidado’
Com a desistência do Independência, a Federação de Futebol do Acre (FFAC) convidou o Alto Acre para disputar a competição. O Papagaio da fronteira foi rebaixado à 2ª divisão no ano passado.
Chamado às pressas, o time que representa a região da fronteira entre Brasil e Bolívia tem um elenco que treina há pouco mais de um mês. Todos os jogadores são do Estado. A equipe tem como técnico Paulo Capão.
Morcego quer voar
O Andirá foi um dos últimos clubes a iniciar a pré-temporada. Com um elenco reduzido, com cerca de 18 jogadores, o Morcego não tem grandes pretensões no Esta-dual. O principal objetivo é não ser rebaixado à 2ª divisão. O técnico da equipe é o ex-jogador Mário Jorge, mais conhecido como Dodi.
Vice reformulado
Atual vice-campeão acreano, o Atlético perdeu cerca de 90% dos seus jogadores. Com uma nova comissão técnica e uma grande reformulação no elenco, o Galo Carijó quer ir além do vice-campeonato.
Com um jejum de títulos que já dura mais de 20 anos, o time do Segundo Distrito de Rio Branco aposta em atletas conhecidos da região: o goleiro Máximo, o zagueiro Ceildo e o atacante Gessé. Ulisses Torres é o treinador da equipe.
Caçula
Campeão do Estadual da 2ª divisão do ano passado, o Galvez é o caçula da elite. Criado em 2011, o clube tem no elenco policiais militares do Estado e outros jogadores que se integraram junto com o técnico Álvaro Miguéis – que foi vice-campeão com o Atlético Acreano.
Os destaques do Imperador são o zagueiro Velásquez, o lateral Esquerdinha, o meio-campo Giovane e o atacante Tonho Cabañas.
Jovens rubro-negros
Depois de fazer um alto investimento em 2012, a diretoria do Juventus mudou de estratégia. Este ano, o rubro-negro acreano não fez contratações de fora do Estado e aposta no ‘novo’.
Além de quase todo o elenco ser da categoria de base, o técnico também vai ter sua primeira experiência no comando de uma equipe profissional. Oton Sales é ex-jogador e já chegou a ser auxiliar técnico e diretor de futebol do Atlético Acreano.
Cacique do Juruá
Jogar todas as fichas nos jovens jogadores da região é uma aposta de quase todos os clubes nesse Estadual. O Náuas, representante do Vale do Juruá, também vai adotar a tática pela escassez de recursos financeiros.
A equipe comandada pelo técnico português José Armando é formada por atletas da academia do Náuas – escolinha do clube. Segundo a diretoria, o projeto é a longo prazo.
Enjoado
O Plácido de Castro, do interior, tem feito boas campanhas nos últimos anos e, sem grandes badalações, sempre surpreende na disputa do torneio. O Tigre do Abunã tem como técnico Nilton Nery, que foi auxiliar técnico do time nos últimos dois anos.
Os destaques do Plácido de Castro estão no setor ofensivo: os meias Uilian e Renan, e o atacante Zico.
Favorito
Assim como nos anos anteriores, o Rio Branco, tricampeão acreano, começa como forte favorito ao título. Porém, com dívidas trabalhistas deixadas pela diretoria que renunciou no ano passado, o Estrelão montou um elenco sem grandes contratações, mantendo a base dos jogadores locais.
Uma das apostas da equipe comandada pelo técnico Luís Carlos é o entrosamento e a experiência do grupo. Grande parte dos atletas estão no clube desde 2007. É o caso do volante Ismael, dos meias Neném e Testinha, e o atacante Juliano César. Além de outros que vestiram a camisa alvirrubra nas últimas temporadas, como o goleiro Douglas, o zagueiro Marquinhos Costa, o volante Paulinho Pitbull e o atacante Marcelo Brás.
Campeões se enfrentam na estreia
Os campeões da 1ª e 2ª divisão do futebol acreano no ano passado, Rio Branco e Galvez, respectivamente, abrem o Campeonato Estadual 2013. O duelo entre as duas equipes está marcado para este domingo (17), a partir das 16h30, no Estádio Arena da Floresta.
Volta do maestro
Para a estreia, o Rio Branco deve ter a volta do meio-campo Testinha, considerado um dos destaques do clube nas últimas temporadas. O jogador começou a pré-temporada com sete quilos acima do peso, mas já entrou em forma e esteve entre os titulares no coletivo de apronto, realizado na tarde de sexta-feira (15), no Estádio José de Melo.
O técnico Luís Carlos escalou o seguinte time no coletivo: Douglas; Bruno, Marquinhos Costa, Erick, Ananias; Douglas, Ismael, Roby, Testinha; Araújo e Juliano César. O meio-campo Neném, recuperado de um acidente de moto, deve ser opção no banco de reservas.
Os volantes Araújo Goiano (ainda não regularizado) e Paulinho Pitbull (com uma lesão na coxa) são os desfalques da equipe.
Mistério
No Galvez, o técnico Álvaro Miguéis preferiu não divulgar o time que vai entrar em campo na partida de estreia. O treinador comandou um treino leve na tarde de sexta-feira (15), definiu o time, mas preferiu não revelar.
O zagueiro Velásquez, que foi um dos destaques da equipe na campanha do acesso à elite, é um dos titulares certos. Além dele, o lateral-direito Januário, o lateral-esquerdo Esquerdinha, o meio-campo Giovane e o atacante Tonho Cabañas são outros que têm presença confirmada.
A única dúvida de Álvaro Miguéis é em relação ao meia-atacante Hamilton. O jogador se recuperou de uma lesão nesta semana e está disponível para o jogo de domingo.
Galo pega Náuas no segundo jogo
No segundo duelo no Arena da Floresta, a partir das 18h30, o Atlético Acreano, atual vice-campeão, joga contra a equipe do Náuas, representante do Vale do Juruá.
O Galo Carijó tem quatro desfalques: o goleiro Máximo, os volantes Zé Marco e Renato, e o atacante Lelão. Já o Náuas tem o elenco completo à disposição do técnico José Armando. (João Paulo Maia / GE Acre)