Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Ação de Inverno: trabalho intenso no Santo Afonso e Rosalinda

O prefeito Marcus Alexandre inspecionou nesta quinta-feira, 14, os trabalhos da Ação de Inverno nos residenciais Santo Afonso, Rosalinda 1, 2 e 3, no Segundo Distrito de Rio Branco. Pelo menos 36 homens e vários equipamentos leves e pesados estão realizando serviço de roçagem, capina, remoção de entulho e melhoria do sistema viário.
AÇÃO DE INVERNO NO LOTEAMENTO ROSA LINDA  FOTO MARCOS VICENTTI7
Somente no Santo Afonso mais de 8.000 pessoas estão sendo beneficiadas, segundo estimativa do diretor das Regionais Urbanas da Secretaria de  Articulação Comunitária e Social, Francisco Teixeira, que acompanhou o prefeito. Estiveram presentes também a presidente da Associação de Moradores do Conjunto Santo Afonso, Suzueli La Fuente; o secretário de Serviços Urbanos, Kellyton Carvalho e o diretor de Limpeza Pública da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SEMSUR), Wille das Neves; o diretor Técnico da Empresa Municipal de Urbanização de Rio Branco (EMURB), José Carlos; o Chefe de Escritório da Regional Segundo Distrito, Nataliano Moura, o popular Pelé; entre técnicos, assessores e gestores vinculados ao programa Ação de Inverno.

Na rua principal do Santo Afonso homens e máquinas da EMURB deflagraram uma grande operação de melhoria daquele corredor, com a remoção de atoleiros e serviços de tapa-buracos. “Esse serviço que estamos fazendo irá suportar o inverno”, afirmou José Carlos. O fim dos atoleiros e o aterramento de pontos críticos assegura o tráfego de ônibus e veículos leves, facilitando sobremaneira o trânsito de centenas de estudantes das escolas Chico Mendes, Duque de Caxias, Belo Jardim 1 e 2 que moram naquele residencial ou nas proximidades.

A Ação de Inverno, conforme lembraram os representantes da Secretaria de Articulação Comunitária,  é uma megaoperação que foi lançada no último dia 2 de janeiro pelo prefeito Marcus Alexandre e o governador Tião Viana para manter a infraestrutura da cidade e ampliar o combate aos focos do mosquito aedes Aegipty, o transmissor da dengue, através da limpeza de vias públicas, remoção de entulhos, desobstrução de canais e bueiros, além da melhoria de calçadas e passeios
 
Mais de 10  mil toneladas de entulho em 40 dias
Até o último dia 9 de fevereiro a SEMSUR havia removido 10.104 mil toneladas de entulhos e resíduos em geral das ruas da cidade.

A política de transversalidade, em que todos os órgãos da Prefeitura participam, está presente na Ação de Inverno que tem diretamente 700 trabalhadores envolvidos com 250 equipamentos e 26 equipes de diferentes secretarias e órgãos. A parceria com o Governo do Estado permite investimentos de cerca de R$ 10 milhões nesse programa que não sofreu interrupção no período de carnaval. Devido à cheia do rio Acre, no entanto, equipes foram deslocadas para prestar atendimento às famílias cujas casas foram atingidas pela água.
 
Grande operação em todas as ruas
O Santo Afonso possui cerca de 45 ruas. A Ação de Inverno estará em todas e em até quinze dias o acesso deverá estar amplamente melhorado. Em contato com a secretária de Meio Ambiente, Silvia Brilhante, o prefeito pediu avaliação de poda e eliminação de árvores secas do canteiro central e nas laterais da via principal e das ruas transversais.

“Depois de muito trabalho, agora estamos felizes ao ver o início dos trabalhos aqui. Sei que é muita coisa para fazer, mas só a limpeza e a melhoria viária já ajudam muito”, disse Suzueli La Fuente, que além de liderança no Santo Afonso é também diretora da Escola Chico Mendes.
 
No Santa Inês, demandas atendidas
Do Santo Afonso, o prefeito seguiu para a rua Tio Aldorico, no bairro Santa Inês, onde a Ação de Inverno busca resolver problemas no sistema de drenagem. Com bueiros mal dimensionados e a formação de depósitos de ´bota-fora´ nas marginais da via, a água da chuva encontra dificuldade de escoamento e acaba alagando ruas próximas, como a de José Carlos, onde moradores reclamam muito desse tipo de transtorno.

Homens da EMURB e da SEMSUR estão presentes no local, realizando serviço de limpeza, remoção de entulho, desobstrução de bueiros e várias outras atividades. Acompanhados de dois moradores do Santa Inês  (Pedro Teixeira e José Gomes) o prefeito seguiu até o final da Rua da Mangueira, onde está instalado o bueiro lançamento, que conduz a água das ruas superiores ao igarapé Judia. Pelo fato de ter sido instalado em nível mais elevado, o bueiro faz com que a água fique acumulada e ocasione vários problemas na região. “Se Deus quiser, até sábado a gente restabelece o tráfego nesta importante via de acesso do bairro pela BR364”, disse o prefeito.
Marcus Alexandre anunciou contato com os responsáveis pelo programa Ruas do Povo, do Governo do Estado, para melhorar o sistema de drenagem local. (Ascom PMRB)

AÇÃO DE INVERNO NO LOTEAMENTO ROSA LINDA  FOTO MARCOS VICENTTI 1

AÇÃO DE INVERNO NO LOTEAMENTO ROSA LINDA  FOTO MARCOS VICENTTI 2

Sair da versão mobile