Um dos principais indicadores de que a produção de um lugar está aumentando e quando ela causa efeitos – nem sempre positivos – nos mercados vizinhos. De acordo com uma pesquisa divulgada ontem, pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de lá (Sebrae/RO), o preço do tambaqui em Rondônia diminuiu 7,4%. O motivo: o momento de escassez do pescado produzido pelos rondonienses se somou com o aumento da produtividade do pescado acreano e de outros estados da região Norte, como Amazonas e Roraima.
O estudo do Sebrae/RO relata que o quilo do tambaqui rondoniense já chegou a custar R$ 4,28. Hoje, com a entrada no mercado rondoniense de peixes de boa qualidade do Acre e com preços mais atrativos, o custo do quilo do tambaqui de Rondônia teve de baixar para R$ 3,20 (ou seja, 1 real e 8 centavos a menos) para competir com os produtos dos estados vizinhos.
Apesar da participação acreana no estado vizinho, o mercado de peixes de Manaus ainda é o ‘estrangeiro’ que detém maior participação no pescado rondoniense. Ao todo, RO consome 4,1 toneladas de peixes, mas os piscicultores de lá só abastecem esta demanda com pouco mais de 400 Kg (10%). As demais 3,6 toneladas restantes é suprida pela produção dos outros estados.