Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Aquífero Rio Branco vai atender a Cidade do Povo

Com capacidade para abastecer uma cidade com 800 mil habitantes, foram aprovados pelo Conselho de Meio Ambiente, Ciência e Tecnologia e Câmara Técnica de Recursos Hídricos os estudos relativos ao modelo de gestão do Aquífero Rio Branco. A reunião foi realizada na quarta-feira, 6, na Biblioteca da Floresta. Inicialmente o aquífero vai abastecer a Cidade do Povo. Serão construídos 50 poços, dezessete só para atender a Cidade do Povo.

Os recursos, no valor de R$ 37 milhões para a construção e adução dos 50 poços, já estão garantidos pelo Governo Federal, por meio do Ministério das Cidades. O Segundo Distrito da capital acreana também será contemplado com a construção de 33 poços.

O Aquífero Rio Branco tem capacidade de armazenar 93 milhões de metros cúbicos de água. O superintendente do Departamento Estadual de Pavimentação e Saneamento (Depasa), Felismar Mesquita, disse que foi constatado um manancial significativo que se estende por boa parte do Segundo Distrito da cidade.

A construção dos poços vai dar suporte à distribuição de água feita pela Estação de Tratamento de Água (ETA 2) . “A ideia é manter as duas modalidades de abastecimento de forma consorciada entre água subterrânea e água de superfície, utilizando tanto a produção de água da ETA 2 quanto a dos poços”, destacou Mesquita. (Dora Lima / Assessoria Depasa Rio Branco)

Sair da versão mobile