Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Atendimento nas URAPS aumentou em mais de cem por cento

O comparativo no atendimento das quatro Unidades de Referência de Atenção Primária – Uraps, de janeiro deste ano, com relação a dezembro de 2012, revela que o incremento foi de 125.9 %. Em dezembro de 2012 foram 8.320 atendimentos e em janeiro foram 18.802. Isso porque já no segundo dia de sua administração, o prefeito Marcus Alexandre, garantiu mais médicos para as quatro unidades e o horário de atendimento foi estendido. Em cada unidade de saúde, dez médicos atendem das sete horas da manhã até as sete da noite.

Um convênio com o governo do Estado garantiu a contratação de 66 médicos para o reforço nas Uraps. Além dos clínicos gerais, ginecologistas e pediatras reforçam o time dos profissionais da saúde nas Uraps do São Francisco, Roney Meireles (Adalberto Sena), Augusto Hidalgo de Lima (Bahia) e Eduardo Assmar (Bairro Quinze).

A contratação dos novos médicos e extensão no horário de atendimento nas Uraps tem o objetivo de fortalecer a Atenção Básica de Saúde, para diminuir a demanda nos hospitais e reforçar o combate à dengue. Isso é parte da Ação de Inverno, lançada no dia dois de janeiro pelo Prefeito Marcus Alexandre com o objetivo de manter a cidade limpa e controlar a dengue na capital.

O prefeito Marcus Alexandre vai pessoalmente as unidades semanalmente vistoriar o atendimento prestado à população e ressalta que todo esforço é feito para garantir que as pessoas possam contar com mais especialistas e tenha atendimento digno nas unidades de saúde. “Quem procura os serviços de saúde não deve enfrentar filas de madrugada. Nas quatro Uraps, por exemplo, é possível conseguir consultas até as sete horas da noite”.

Para reforçar ainda mais o combate à dengue, a secretaria Municipal de Saúde, lançou no último dia 5 de fevereiro, edital de concurso público para a contratação de 130 agentes de endemias, que vão atuar diretamente nos bairros com visitas domiciliares.  

Além disso, a prefeitura por meio da secretaria de saúde realizou em janeiro, a primeira Feira de Saúde 2013, na Escola João Mariano, no Bairro Taquari, quando foram feitos mais de 15 mil atendimentos médicos, odontológicos, vacinas e exames como o PCCU, que detecta o câncer de colo de útero. A secretária Municipal de Saúde, Marcilene Alexandrina, relata que em breve, outra feira será realizada na região da baixada da Sobral.  (Ascom PMRB)

Sair da versão mobile