Termina à 0h deste domingo (17) o horário de verão nos Estados do Sul, Sudeste e Centro-Oeste, além de Tocantins, na região Norte. Com o fim da medida, que vigorava desde 21 de outubro do ano passado, os relógios deverão ser atrasados em uma hora.
Na atual edição, o horário de verão deixou de fora a Bahia, onde o governador Jaques Wagner (PT) suspendeu a medida alegando que a maio-ria dos cidadãos do Estado, a partir de pesquisa feita pelo governo, era contrária a ela.
Quem for viajar na passagem de sábado para domingo deve ficar atento à mudança. A Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear) informou que os voos terão seus horários de chegada ajustados ao relógio, que deverão ser atrasados em uma hora em relação ao horário em vigor nos aeroportos do Acre, Alagoas, Amapá, Amazonas, Bahia, Cea-rá, Maranhão, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Gran-de do Norte, Rondônia, Roraima e Sergipe.
A recomendação da Abear é para que os usuários verifiquem junto às empresas aéreas se seus voos vão sofrer alteração.
Nos últimos dez anos, a medida possibilitou uma redução média de 4,6% na demanda por energia no horário de maior consumo. (UOL/IG)