Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Carnaval deste ano foi um dos mais ‘tranquilos’ dos últimos anos, afirma Polícia Militar

coletiva carnavalO Carnaval 2013, realizado no Arena da Floresta, foi considerado pela Polícia Militar um dos mais tranquilos nos últimos anos. Ocorrências, acidentes de trânsito e prisões apresentaram um número reduzido. Em comparação a 2012, houve uma redução de 50%  no número de homicídios e de 9% no registro de ocorrências de roubo.

De acordo com o coronel Mário César, a Polícia Militar traçou estratégias e reforçou o policiamento. “Na área da segurança pública foi muito satisfatório, tivemos redução em várias infrações que ocorrem durante os dias da festa. Lesões corporais, tentativas de homicídio e roubos caíram bastante. A Polícia Militar realizou um esforço maior e procuramos ampliar as guarnições motorizadas na parte noturna e tivemos diariamente operações dentro dos batalhões”.

A média de ocorrências registradas foram de 3 por noite, ressaltou o coronel. “Nesse período tivemos algumas armas de fogo e brancas apreendidas e a prevenção se mostrou eficiente. Nos locais da folia mantivemos policiamento do início ao final e tivemos poucas ocorrências. No Arena apenas foram registradas 15 ocorrências nesses cinco duas. Ano passado tivemos 200. Foi uma queda muito grande”.

O policiamento nos bairros também foi reforçado. “Mantivemos o policiamento ordinário comum nos dias normais e a noite reforçamos, dobrando as guarnições na parte noturna, que era a que mais preocupava a gente. Ao todo tivemos 159 ocorrências conduzidas a delegacias, com prisões realizadas Disponibilizamos 500 policiais nesse período. Nos bairros, onde a festa foi organizada pelos moradores não houve encontro de gangues, que acontecia comumente no Arena. Isso sempre dava muitas alterações e ocorrências. A descentralização do carnaval contribuiu bastante.”, concluiu Mário.

Sair da versão mobile