Dez filhotes de cachorro foram abandonados e estão sob os cuidados do Centro de Controle de Zoonoses de Rio Branco que já disponibilizou os animais para adoção. O centro tem capacidade para atender até 150 animais. Atualmente, apenas 18 animais estão abrigados na unidade.
A chefe de divisão do Departamento de Controle de Zoonoses, Michelinne Dantas, comenta que o objetivo é desocupar o espaço. “Nesse momento a gente precisa vagar o espaço que temos para abrigar os animais”, diz.
Outro fator que preocupa é a imunidade dos filhotes. Segundo Michelinne, os filhotes têm uma imunidade naturalmente mais baixa, e o aumento da população no centro é um fator de risco para esses filhotes.
Nesta época do ano, o centro recebe de 150 a 200 animais, por isso a preocupação em aumentar o número de adoções. Em 2012, durante as enchentes do Rio Acre, o centro recebeu um número bem superior a sua capacidade e foi preciso construir celas de madeira.
Para adotar um dos filhotes, é necessário ter mais de 18 anos para assinar o Termo de Adoção. O Centro de Zoonozes está localizado na estrada AC 40, km 09, próximo ao Parque Chico Mendes e fica aberto das 8 às 17h. O telefone de atendimento é 3221-3561. (Veriana Ribeiro, G1/AC)