Os esquentas do Carnaval já começaram em Rio Branco. A proximidade da festa vem aquecendo o comércio varejista na Capital. Lojas e comércio de rua se prepararam para aumentar o estoque de produtos para a venda, esperando pelos bons resultados. Fantasias e artigos carnavalescos são itens muito procurados nesta época.
Rita Pejon, proprietária da loja Aquarela Baby, disse que os acreanos deixam a preparação para a última hora. “Aqui, vendemos e alugamos fantasias adultas e infantis. Ano passado alugamos várias. A procura já começou, mas ainda é pouca. As pessoas deixam para comprar na semana ou até mesmo no dia da festa. Acho que mesmo o Carnaval sendo pago, as pessoas não deixarão de procurar. Nossas expectativas são boas”.
O início do ano letivo, que é no próximo do Carnaval, atrapalhou as vendas, ressaltou Cleudiane Mesquita, gerente da loja Mil Presentes. “Há pouca procura no momento. As pessoas estão mais preocupadas em comprar o material escolar. Este ano ficou ruim, pois as datas do início das aulas e da festa são próximas. Geralmente as pessoas vão comprar bem próximo da data. Em 2012 vendemos muito e nossas expectativas para este Carnaval são boas, já que temos muitas variedades. Sprays, perucas, máscaras e marabôs são os itens mais procurados”.
Para a vendedora Artemizia Nascimento, o cancelamento do Carnaval desanimou a população. Ela afirmou que mais de 50 caixas com acessórios estão no estoque da loja, mas as vendas são poucas. “A movimentação dos clientes ainda está muito fraca. Ano passado as vendas foram poucas e neste ano nem precisamos repor os estoques. Essa questão do Carnaval ser pago prejudicou bastante, porque as pessoas já gastam com transporte e ainda vão pagar a entrada. Então, elas vão deixar de comprar os acessórios. Isso foi injusto. No ano passado teve mesmo com tudo alagado. E os lojistas estão perdendo muito”.
A professora Valdeliz de Macedo a proveitou a vinda à Capital para comprar os artigos com antecedência. “Moro em Mâncio Lima e lá essas coisas são mais caras, tem pouca variedade e são difíceis de encontrar. Como lá terá Carnaval e a nossa família irá fazer um bloco, vim comprar fantasias e máscaras para os meus filhos e netos. Eles adoram a festa”.