Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Concurso na web nomeia oncinhas no Chico Mendes

OncinhasAs duas oncinhas que nasceram há um mês no parque Chico Mendes fizeram nesta quarta-feira, 20, exames de rotina que foram acompanhados pela gerente do Parque, a bióloga Joseline Guimarães e pela Engenheira Civil Gicélia Viana. São a terceira cria da onça Rebeca, que tem apenas três anos de idade.

Desta vez, Rebeca deu a luz a dois machos saudáveis. É um grande feito, levando em conta o fato de a onça ser cria-da em cativeiro. “O fato dessa ser a terceira cria da onça Rebeca, significa que ela é muito bem cuidada aqui no parque e recebe todo o tratamento necessário”, afirma.

Das crias que nasceram no parque, uma está no próprio cativeiro e outra foi para o zoológico de Sorocaba (SP). Outras duas crias nasceram doentes e não resistiram. “Mas esses dois machos, que estão completando um mês de vida hoje, são completamente saudáveis”, destaca Joseline.

Rebeca foi capturada na mata e foi criada por um pelotão ambiental em Candeias do Jamari (RO) antes de vir para o parque Chico Mendes. “A Rebeca foi capturada ainda pequena e criada na mamadeira e é acostumada com o convívio humano”, faz questão de frisar.

Para comemorar o sucesso do nascimento dos filhotes, Joseline Guimarães informa que será feito um concurso pela Prefeitura de Rio Branco, responsável pelo parque Chico Mendes, para escolher o nome das oncinhas. Os critérios ainda serão definidos, mas a votação deverá acontecer pela internet.

Rebeca é uma onça pintada, cujo período de gestação é de 90 dias. Por regra, em cada gestação uma onça costuma ter entre um e quatro filhotes e são animais que vivem em toda a América do Sul até o México. Em cativeiro, uma onça costuma viver em média vinte e dois anos.

“O nascimento desses filhotes deixa a gente muito feliz porque é um animal ameaçado de extinção e que a gente está conseguindo ter sucesso na reprodução. E quando a gente está falando de terceira cria, estamos falando de seis filhotes e isso é um nível muito alto de reprodução. Estamos conseguindo ótimos resultados, o ambiente para reprodução está agradável e com alimentação de ótima qualidade”, afirma a gerente do parque. (Ascom PMRB)

Sair da versão mobile