Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Encontro reúne ateus no Acre

Ateus, agnósticos e filósofos estão reunidos neste domingo (17) para o II Encontro Nacional de Ateus. O evento, que teve início às 16h e irá até a 0H da segunda-feira (18), acontece pela primeira vez no Acre. O Campus da Universidade Federal do Acre foi o local escolhido para a realização das palestras e apresentações culturais que fazem parte da programação.

De acordo com organizador geral do Encontro,Felipe Zanon, durante a preparação para o evento, os organizadores enfrentaram diversos problemas. “O desafio é o preconceito. Arrancaram os pôsteres que colamos e alguns professores da universidade não deixaram que fossemos nas salas para divulgar. Até o outdoor do evento foi retirado dois dias depois pela empresa e mudado de lugar deliberadamente, mesmo tendo pago por duas semanas de divulgação”, lamenta.

Para o professor é preciso haver respeito com o pensamento contraditório. “O que a gente quer na verdade é que as pessoas pensem de forma livre, e possam compreender e respeitar as diferenças”, explica.

Evento Nacional
O evento ocorre simultamente em 27 cidades do país. No Acre, estão programadas palestras do professor Marcos Afonso, diretor da Biblioteca da Floresta, com o tema “O Sol Nasce Para Todos”, do professor do Centro de Filosofia e Ciências Humanas da Ufac, Guilherme Cunha que fala sobre o ateísmo defendido pelo filósofo alemão Friedrich Nietzsche e por fim de Felipe Zanon, que é professor de História e traz o tema “O ser superável de Nietzsche”.

Zanon explica que a ideia de trazer o evento, promovido pelo grupo Sociedade Racionalista, para o Acre surgiu em discussões na internet. O objetivo é fomentar o debate filosófico e reforçar a ideia de que em um estado laico há espaço para todo tipo de debate.

Haverá ainda uma mesa redonda com os professores Sávio Maia, Marcos Afonso e Guilherme Cunha e Romulo Zanon.

A partir das 19h ocorrem shows com djs e os músicos Heloy de Castro, H. Montenegro, Raildo Silva e as bandas Zero Meia Oito e Discórdia. A organização espera cerca de 300 pessoas para o evento que está ainda sendo transmitida pela internet.

Sociedade Racionalista
Idealizadora do evento, a Sociedade Racionalista é, de acordo com a página que mantém na internet, “uma sociedade de natureza democrática e pluralista, que defende o ceticismo, o racionalismo, o secularismo e o livre pensamento sem distinção de qualquer espécie”.

A organização diz defender e incentivar “uma sociedade livre, plural, ética e responsável, que utilize de transparência na divulgação dos fatos, sem distorções ou manipulações de qualquer ordem, defender o Estado Laico, a utilização da razão acima da crença, a educação científica, sem privilegiar quaisquer grupos sociais, econômicos ou políticos”. (Yuri Marcel/ G1 AC)

Sair da versão mobile