Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Escola Acreana de Música divulga lista para a próxima etapa de processo seletivo

 A Escola Acreana de Música divulgou a lista dos sorteados para a terceira etapa do processo seletivo que contempla o preenchimento de 82 vagas remanescentes. O sorteio, que aconteceu na última sexta-feira, 22, transcorreu de forma tranquila, no auditório da escola com a presença de várias pessoas inscritas.

 Das 650 inscrições, 233 pessoas foram sorteadas, correspondente, segundo o edital, a três vezes o número disponível de vagas por instrumento. Os candidatos irão para a próxima etapa, que é o Teste de Aptidão e Entrevista, nos dias 4 e 5 de março, das 8 às 12 e das 14 às 18 horas, na própria escola.

 Essa etapa será  executada por uma banca avaliadora composta por mediadores da Escola Acreana de Música. Para os sorteados na Musicalização Infantil, crianças com idade entre seis e oito anos, a entrevista terá como objetivo o levantamento de informações sobre sua pré-disposição para o estudo da música e expectativas que eles possuem em relação ao curso. Já para os candidatos da Formação Continuada, a entrevista tem como objetivo conhecer o processo de formação e experiência musical e suas expectativas com relação ao curso escolhido.

“Será uma avaliação para sabermos o nível de conhecimento específico do candidato para sua inserção na turma de nível correspondente. Ele poderá executar uma peça de sua livre escolha”, explica o professor Gabriel Brito. O pequeno Álvaro Gomes da Silva, 7,  foi um dos sorteados para a próxima etapa. Sua mãe, a professora aposentada Rosane da Silva, não conteve a felicidade, mesmo sabendo que ainda existem etapas a serem cumpridas para que o filho consiga ingressar na escola. “Luto por essa vaga para meu filho, e acho esse processo o mais legítimo. Ele gosta de cantar, e quem sabe ele não é um talento? O que é importante também para mim é que a médica dele disse que a música reeduca e disciplina o cérebro. Venho sempre aqui e acho que esse espaço é o lugar da cidadania. Agora é torcer para que ele consiga passar na próxima etapa”, disse.

 Álvaro demonstrou total confiança de que irá conseguir sua vaga. “Serei aluno daqui, sim. Vou tocar flauta doce e ainda quero violino, violão, quero tocar todos os instrumentos da minha vida”, disse. Para Francis Mary, presidente da Fundação de Cultura Elias Mansour, o processo marca um novo tempo da escola. “Boa sorte aos que irão seguir para as próximas etapas. A escola passa por um marco histórico em sua concepção de formação musical. No momento é essa a oferta que temos, mas o governo do Estado trabalha com a ideia de num futuro próximo ampliar as vagas, as salas e o quadro de professores para atender um maior número de  pessoas”, declarou.

 Serviço: Próxima etapa Entrevista e Teste de Aptidão: dias 4 e 5 de março de 2013, das 8 às 12 e das 14 às 18 horas – Escola Acreana de Música: Conjunto Tucumã II – Avenida Central nº 581 Distrito industrial – CEP 69.908-970 – Rio Branco – AC – Fone: (68) 3229-4918 / 3229-5461

Sair da versão mobile