Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Funcionários da Eletrobras/AC fazem protesto por falta de estacionamento na empresa

 Membros do Sindicato dos Urbanitários e funcionários da Eletrobras Distribuição Acre realizaram, na manhã de ontem, um protesto em frente ao portão do estacionamento da empresa. Durante algumas horas, nenhum carro que realiza trabalho nas ruas foi liberado e ninguém entrava na empresa pelo estacionamento.

 Segundo Marcelo Jucá, do Sindicato dos Urbanitários, o protesto foi realizado porque os funcionários foram proibidos de usar o local. “Este estacionamento foi construído para que os trabalhadores guardassem os seus veículos e bicicletas. A empresa tem um grupo gestor que é para discutir o problema e melhorar os serviços prestados à população. Uma assessora decidiu que iria fechar o estacionamento pros funcionários. Soldaram até um dos portões. Os trabalhadores ficaram revoltados, porque quase não há espaço para estacionar na rua. A partir de agora, está determinado: quem pode estacionar são apenas diretores e assessores. Decidimos fazer esse protesto para tentar chamar a atenção”.

 O sindicalista afirmou que, se nenhuma providência for tomada, eles irão bloquear novamente a saída e entrada do estacionamento. “Se nada for feito, vamos fechar novamente o portão de acesso. Este grupo gestor podia estar fazendo outras ações e não criar mais um problema”.

 Celso Mateus, diretor da Eletrobras, explicou que o estacionamento será liberado para quem faz hora extra na empresa. “O estacionamento é muito pequeno. Tem cerca de 30 vagas. Desde quando este prédio foi construído, em 1986, houve um crescimento muito grande de veículos. A empresa, como qualquer outro órgão, decidiu preservar estas vagas para diretores, assistentes e gerentes, que saem daqui muito tarde. Isso envolve o aspecto de segurança. Muitos deixam o trabalho à noite. Fazem hora extra”.

 Medidas judicais serão tomadas se o caso voltar a se repetir. “O sindicato reagiu a esta decisão e achou que nada deveria ser feito. A empresa está tomando medidas jurídicas, tais como entrar judicialmente com interdito proibitório, no qual eles tentaram não abrir o portão para a saídas dos carros, garantindo o acesso, e uma ação de responsabilidade civil para os prejuízos que estão causando para a empresa. Essas medidas que a diretoria está tomando são de caráter preventivo, para que não ocorra mais”, ressaltou Celso.

Marcelo Jucá diz que caso será denunciado na Câmara – O vereador e também vice-presidente do Sindicato dos Urbanitários, Marcelo Jucá (PSB), esteve pela manhã de ontem, 4, na sede da Eletrobras Distribuição Acre para acompanhar o protesto dos funcionários daquela prestadora de serviços.

 Uma decisão da administração da empresa impede que funcionários estacionem seus veículos no estacionamento interno da empresa. Desse modo, os veículos têm que serem estacionados na parte externa, tumultuando o trânsito, segundo o vereador.
“Vamos levar isso ao conhecimento da Câmara, sim. A empresa pode viabilizar um serviço de qualidade. Há mais de 30 anos os funcionários estacionam aqui. Isso gera uma saturação no trânsito nas proximidades da Eletroacre”, frisou o vereador.
Marcelo Jucá disse que os direitos dos clientes também devem ser resguardados e que a empresa deve encontrar meios para atender a população.  

Sair da versão mobile