Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Governo e população juntos contra os abusos sexuais

Na manhã desta terça (19), o Ministério Público do Acre, em parceria com entidades governamentais, municipais e institucionais, em frente ao Palácio Rio Branco, realizou o ato público denominado “Acre Contra a Exploração Sexual”, com o objetivo de fortalecer o combate a exploração sexual infantil.
“Esse é um momento de reforçarmos o combate a praticas de abusos contra mulheres, crianças e adolescentes no que diz respeito ao abuso sexual. Sei que todos juntos faremos mais. Não podemos permitir que abusadores venham tirar a alegria e etapas de vida de nossas crianças” disse o Procurador e Coordenador de Defesa da Infância e Juventude, Carlos Maia.
Visita ao ise - F
Vereadores estiveram presentes no evento para falar dá preocupação do parlamento municipal em garantir a segurança e os direitos das crianças e adolescente.

“É um ponto que devemos esta unidos para combater esses abusos contra nossas crianças e adolescentes, pois não existe nada de mais cruel do que um adulto tirar o sorriso de uma criança. Por ocasião do destino, estaremos apresentando hoje na câmara de Rio Branco, o anteprojeto de criação do terceiro conselho tutelar, além da criação da casa de acolhimento apresentada na semana passada” destacou o presidente da câmara de vereadores, professor Roger Corrêa.

Um destaque foi feito para as mulheres na pessoa da primeira dama, Marlúcia Candida. “Não podemos permitir que a base familiar seja destruída por agressões as crianças e aos adolescentes, assim como proteger as mulheres que são um dos maiores exemplos da instituição familiar”.

O estado do Acre se preocupa com essas ações e promove politicas publicas que afastem os jovens de possíveis abuso, prevenções a doenças e qualificando por meio da Assessoria Especial de Juventude, que desde o ano passado realiza o projeto Proteger Sempre.

“O governador busca o desenvolvimento de politicas publicas que alavanquem o estado, assim como medidas que possam valorizar a população, na educação, segurança e garantir seus direitos. E na busca dessa garantia, é que sempre estamos desenvolvendo e apoiando causa como essa do reforço a denuncia de ações agressão sexual contra menores, fazendo com que o Estatuto da Criança e do Adolescente seja cumprido e respeitado” frisou o assessor especial de juventude, Thiago Higino.

O evento contou com a participação de membros da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, que veio ao estado reforçar a pratica da denuncia de casos de abusos.

“É necessario que população participe deste enfrentamento. Não estamos aqui para falar de números que são registrados, mas em mostrar que através de denuncia, podemos inibir estas ações, exemplo disso foi a Opoeração Delivery, que desarticulou um grupo ligado a essa rede existente pelo nosso país. Cobrar os poderes publicos para que se garanta o que exige o ECA e educar as familias e mesmo as crianças a se protegerem, evitando a expansão de mal que tanto nos preocupa” enfatizou a secretária nacional de promoção dos direitos da criança e do adolescente, Angelica Goulart.

Visita aos institutos de RessocializaçãoPelo período da tarde, a secretária nacional, representantes da secretaria de direitos humanos, do instituto prisional e assessoria de juventude estiveram visitando as unidades de ressocialização de Rio Branco, onde verificaram as estruturas, capacitações dos internos, espaço das futuras instalações da área de saúde e conversando com os reeducandos.

“Ainda exisem necessidades por todo o país quando se trada de ressocializar esses jovens, podemos notar que eles sabem que cometeram atos infratores, que estão se qualificando, mas que buscam oportunidades para mudar sua realidade e sua historia” afirmou a Angelica.

Gabinete do governador
Ainda pela parte da tarde, a secretária nacional esteve reunida com membros do ministério público estadual, secretários, presidente do tribunal de justiça, o prefeito Marcus Alexandre e o vice governador, César Messias.

“Desde que assumimos, tivemos que criar instituições que pudessem garantir os direitos da infância e da juventude, já conseguimos dá grandes avanços, onde fomos construindo em cada gestão, mas sem esquecer de que ainda existe muito a se fazer” afirmou o vice governador, César Messias.

Durante seu encontro no gabinete do governador, a secretária nacional falou sobre futuras parcerias que possibilitariam maior acesso aos recursos necessários para garantir os direitos assegurados aos jovens acreanos.

“Sabemos das necessidades e avanços que o estado possui, queremos poder intervir com o governo federal, recursos que possam auxiliar na ampliação de contratação de promotores públicos, onde possam dá celeridade aos processos desses jovens, possibilitar que o município tenha uma ajuda na criação de uma casa de acolhimento, como foi indicado pelo vereador Roger. E fico admirada como Rio Branco está bem integrado com ações de socais que o poder federal possibilita, a capital acreana se destaca na frente de outras capitais dos grandes centros urbanos” afirmou Angelica. (Assessoria de Juventude)

Sair da versão mobile