Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Hemoacre precisa urgente de sangue

 O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Acre (Hemoacre) está com o estoque de bolsas de sangue muito baixo. As bolsas estão acabando e podem começar a faltar nos próximos dias. Apesar da última campanha realizada durante o Carnaval, a quantidade não foi suficiente para o estoque.

 Três tipos de sangue são emergenciais, explicou Marlice Aquino, gerente de captação do Hemoacre. “Estamos com uma necessidade emergencial para os tipos A+, A- e O-. Temos pacientes aguardando bolsas com esses sangues para serem utilizadas. A emergência deu-se em virtude do baixo número de doações, poucos doadores têm nos procurado e o nosso estoque não tem sido suficiente para atender as demandas”.

 Desde o período de férias a população deixou de procurar o local. “Estamos sem procura desde o início de janeiro, temos uma grande baixa no número de doações. Durante o feriado prolongado no carnaval, reduziu mais ainda. Conseguimos atender durante o feriado, mas após isso não temos outra saída a não ser convidar a população a procurar o hemocentro, para nos ajudar a manter o estoque e poder realizar o atendimento hospitalar”, ressaltou a gerente.

 Para suprir as necessidades dos hospitais da rede pública e particular de todo o Estado, o hemocentro necessita de pelo menos 40 doações por dia. “Além dos hospitais da rede pública, nós atendemos a rede particular e temos que dar suporte aos municípios. Nós ficamos muito sobrecarregados e não conseguimos manter o estoque com o baixo número de doações. Conseguimos captar, por dia, entre 20 e 25 bolsas de sangue. Durante os cinco dias do carnaval, conseguimos somente 25 doações. Nós necessitamos de um número bem maior, cerca de 40 doações ao dia”.

 Sensibilizada com a atual situação, a Capital Moto-Táxi fez uma parceria com o Hemoacre. Até o dia 01 de março 108 mototaxistas estarão disponíveis para levar ao hemocentro pessoas que queiram fazer doação, disse José Oliveira. “Essa parceria surgiu em uma conversa com o grupo, nos sensibilizamos bastante com a situação atual do Hemoacre, que precisa de sangue. Estamos fazendo essa campanha juntos para ajudar aqueles que necessitam da doação. A pessoa que quiser doar pode ligar na rádio que um mototaxista vai buscá-la onde estiver e trazê-la ao Hemoacre. Não será cobrada a corrida. Os números são o 3223-4461, 9216-3030 e 9955-2828. Todos aqueles mototaxitas que estão ligados à rádio estão participando”.

 

Sair da versão mobile