Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Hemoacre realiza palestra aberta ao público sobre doação de medula óssea

 O Centro Hematologia Hemoterapia do Acre (Hemoacre) realiza nesta quinta-feira, 21, palestra sobre doação de medula óssea e cadastro de pessoas que se dispuserem a fazer coleta de amostra para a realização de exame HLA. A ação acontece a partir das 15 horas no auditório do Hemoacre.

 “A palestra é aberta ao público e tem por objetivo esclarecer como é realizada a doação de medula óssea, além de estimular a população de 18 a 54 anos a realizar seu cadastro”, informa a gerente de captação do Hemoacre, Marlice Aquino.
Marlice Aquino explica que a chance de encontrar um doador compatível é de 1 em 1 milhão entre pessoas de uma mesma população, por isso, há necessidade de um número maior de cadastrados.

 O cadastro é nacional, com o banco de dados administrado pelo Instituto Nacional do Câncer (INCA). O Hemoacre não tem acesso aos resultados dos testes de HLA, a instituição tem por finalidade realizar o cadastro dos candidatos e comunicar ha essas pessoas caso o Inca informe que existe um receptor compatível.

Conheça o exame de HLA

 O Antígenos Leucocitários Humanos (abreviação em inglês: HLA) determina genes envolvidos com a resposta imune em diversas condições, como doenças, transplantes e reações a medicamentos. Pode determinar um grupo de genes ou um gene em especial, conforme requisição médica.

O que é transplante de medula óssea?

 O transplante de medula óssea beneficia pacientes com produção anormal de células sanguínea, geralmente causada por algum tipo de câncer no sangue como leucemias e linfomas, além de portadores de aplasia medular, entre outras doenças.
Constituída por tecido líquido-gelatinoso e encontrada no interior dos ossos, a medula óssea produz os componentes do sangue, incluindo as hemácias ou células vermelhas, responsáveis pelo transporte do oxigênio na circulação, os leucócitos ou células brancas, agentes mais importantes do sistema de defesa do nosso organismo, e as plaquetas, que atuam na coagulação do sangue.

Como tornar-se um doador!

 Ter entre 18 e 54 anos, boa saúde e não apresentar doenças como as infecciosas ou as hematológicas;
Apresentar documento oficial de identidade, com foto;
Preencher os formulários: ficha de identificação do candidato e termo de consentimento;
Colher uma amostra de sangue com 5ml para testes, para fazer o exame HLA (Antígenos Leucocitários Humanos) que irá determinar as características genéticas necessárias para a compatibilidade entre o doador e o paciente.  

Sair da versão mobile