Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Ibama no Acre implanta Auto de Infração Eletrônico na fiscalização ambiental

 A Superintendência do Ibama no Acre iniciou esta semana a capacitação dos servidores ligados a fiscalização ambiental na utilização do Auto de Infração Eletrônico.

 A nova tecnologia passou a ser implantada desde janeiro desde ano e proporcionará maior eficiência por parte dos agentes ambientais federais e maior eficácia nas ações no controle dos ilícitos ambientais.
Entre suas funcionalidades, além de lavrar autos de infração e termos de embargo e apreensão, dentre outros, o sistema também fará o registro de fotografias e coordenadas geográficas dos ilícitos, permitirá consultas a sistemas corporativos e rastreabilidade de rotas de deslocamentos das equipes de campo.

 O sistema de Auto de Infração Eletrônico serve também como instrumento de comunicação entre as equipes e unidades do Ibama.

 Até março de 2013 todos os agentes ambientais federais do Acre estarão capacitados e utilizando os novos equipamentos, garantindo a redução do tempo de preenchimento do auto de infração e de seu cadastramento no sistema do Ibama, bem como a redução de recursos administrativos e judiciais decorrentes de possíveis equívocos no ato de lavratura do auto de infração, seja em função da escrita ilegível, seja por indicação incorreta da norma jurídica violada.

 Para o superintendente do Ibama, Diogo Selhorst, o Auto de Infração Eletrônico é mais um passo para a modernização do órgão, que também esta implantando o sistema digital de processos e documentos, a modernização constante da frota de veículos, aeronaves e armamentos, a ampliação de ações de inteligência, tudo para garantir mais eficiência na proteção do meio ambiente. 
 

Sair da versão mobile