Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Mais três adolescentes continuam internados por intoxicação com ADE

DelegadoDelegado Ary Regis é o responsável pelo inquérito que apura morte de Jonas (dest.)Três menores seguem internados em hospitais, depois de se intoxicarem com o complexo vitamínico ADE, de uso estritamente veterinário. Os garotos fazem parte de um grupo de oito amigos que injetaram nos músculos a substância, do qual um morreu quarta-feira, 20. O objetivo era ganhar massa muscular fácil.

Jonas da Silva Lopes, de 15 anos, estava internado há sete dias na UTI do Hospital de Base de Rio Branco, quando seu quadro clínico se agravou e ele faleceu. A preocupação agora é desintoxicar os demais que estão internados.

O delegado Ary Regis, titular da Delegacia Especial de Atendimento a Criança e Adolescente (Depca) já começou a ouvir pessoas supostamente envolvidas na morte do adolescente.

De acordo com informações do delegado, as investigações começaram nesta sexta-feira, 22 com diligências em unidades hospitalares, onde estariam os três menores internados.

“Recebemos a denúncia no último dia 19, quando o pai do menor que morreu registrou a ocorrência na delegacia. No dia seguinte o quadro clínico dele se agravou de tal modo que ele morreu”, disse o delegado À GAZETA.

Ainda segundo o delegado, o pai da vítima, Jeremias Nascimento, denunciou quem teria aplicado o medicamento.

“Essa pessoa será ouvida nas próximas horas, pois estaria também sofrendo as rea-ções do medicamento”, completou o delegado.

Compra em agropecuária
Ele não adiantou mais detalhes da investigação, mas uma fonte da Polícia Civil afirmou que a polícia já sabe que os menores adquiriram o complexo vitamínico nu-ma casa que vende produtos agropecuários, no bairro Estação Experimental.

Resta à polícia descobrir quem comprou e como conseguiu adquirir o produto, que é vendido somente com receita médica veterinária.

Caso seja comprovado à culpabilidade do vendedor, ele será enquadrado no Artigo 278 do Código Penal, que trata de crime contra a saúde pública.

E a pessoa que teria injetado o produto no menor que morreu será indiciada no Artigo 139 Parágrafo 3º do Código Penal, que disciplina o crime de lesão corporal seguida de morte.

“Esse é um caso complexo, porque ainda temos que identificar todas as vítimas e receber laudo de exame de corpo de delito dos que estão sob cuidados médicos”, pontua Ary Régis. Na próxima segunda-feira, 25, o inquérito policial deverá ser encerrado.

Professor de academia alerta para problemas com anabolizantes

EVELY DIAS
A morte do jovem Jonas da Silva Lopes, de 15 anos, deixou a população em alerta sobre o uso de anabolizantes não naturais. Nas últimas décadas o uso de medicamentos inadequados passou a ser usado por rapazes e moças interessados em esculpir uma forma física que obedece a padrões rígidos ditados pela moda.

Grande parte dessas drogas é vendida de maneira ilícita. Na pressa de conseguir o efeito desejado, muitos utilizam em doses altas, que interferem no equilíbrio geral do organismo. Os efeitos colaterais são devastadores, pode causar câncer ou levar à morte súbita.

Para conseguir o “corpo perfeito”, o indicado é procurar uma academia e ter paciência.

“O resultado não é conquistado de imediato”, explica João Júnior, personal trainer e coordenador da Mais Academia.

“Quando a pessoa vem buscar o corpo perfeito, ela quer um resultado rápido. A atividade física tem um processo um pouco demorado, não é de uma hora para outra que se consegue alcançar o objetivo, há várias etapas. Quem não faz nenhuma atividade física, tem que começar por toda uma adaptação”.

Além de exercício físico, outros fatores contribuem no processo.

“São várias etapas até se chegar ao ponto que a pessoa quer. O principal é ter uma boa alimentação, fazer atividade física e ter descanso. Esses são os três pilares para que a pessoa tenha uma vida mais saudável e chegue ao objetivo que ela busca”, ressalta o treinador.

O tempo para chegar ao resultado desejável varia de pessoa para pessoa.

“O organismo de cada indivíduo funciona de forma diferente. Muitas vezes as pessoas chegam ao corpo desejável em menos tempo que outras. Vai depender de como o corpo responde ao estímulo dado. A suplementação ajuda, é uma forma correta de alcançar um objetivo de forma saudável. Mas é válido somente para quem tem uma prática esportiva há algum tempo. A suplementação supre as necessidades do organismo, acrescentando à alimentação, para que o corpo tenha um desempenho melhor”.

Fazer um exame médico antes de iniciar um programa de exercícios é imprescindível.

“O ideal é que a pessoa passe por uma equipe multidisciplinar antes de entrar na academia. Em primeiro lugar, para fazer uma atividade física a pessoa deve ser liberada por um médico. Após a liberação, ela pode fazer uma avaliação física na academia, para saber o condicionamento e realizar uma avaliação nutricional, que é o ideal para começar a prática de atividade física. Seguindo tudo isso, nenhum malefício é ocasionado”, concluiu.

Sair da versão mobile