Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Marcus Alexandre inaugura quadra de grama sintética

QuadraPoder ser usada no verão e inverno, porque não encharca e não machuca os atletas, são algumas das vantagens das quadras de esporte com grama sintética. Mas esse tipo de gramado só era encontrado em quadras de empreendimentos particulares da Capital, com preço de uso pago por hora. Neste sábado, o prefeito Marcus Alexandre e o vice Márcio Batista, inauguraram, no Residencial Iolanda, próximo ao Conjunto Manoel Julião, a segunda quadra de esportes com grama sintética pública da Capital. O prefeito anunciou que em março mais duas quadras iguais serão entregues no Residencial Santo Afonso e no bairro Santa Cecília. Além disso, outras três estão em processo licitatório para a construção. A primeira quadra pública com grama sintética da cidade foi inaugurada em dezembro pelo ex-prefeito Raimundo Angelim no Conjunto Tangará.

A quadra do Residencial Iolanda foi construída com recursos, R$ 500 mil, provenientes de emenda do senador Sérgio Petecão e da Prefeitura de Rio Branco, atendendo pedido da comunidade do bairro Geraldo Fleming. “Mas como no nosso bairro não foi encontrado local adequado para a construção, a prefeitura decidiu fazer aqui que fica bem perto da nossa comunidade e vai beneficiar ainda os moradores das adjacências”, explicou  a presidente da Associação de Moradores do Geraldo Fleming, Fátima Dias, durante a inauguração da quadra.  
A gestão da quadra será feita em parceria entre a secretaria Municipal de Esportes e a comunidade. “A quadra vai estar à disposição dos moradores diariamente, mas de forma ordenada para garantir sua conservação. Nesse sentido é fundamental a gestão compartilhada com a própria comunidade”, ressalta o secretário municipal de Esportes, Afrânio Moura. A escolinha de futebol, que funciona atualmente na Escola João Aguiar passará a funcionar na nova quadra, relata o instrutor John Pontes. A escolinha, que existe há 4 anos, já conta com 60 alunos entre 11 e 17 anos.

A quadra foi inaugurada com o nome de Renato Damasceno, um micro empresário, que morou no bairro Geraldo Fleming durante 26 anos e morreu em 2011, vítima de acidente vascular cerebral. Renato, além de gostar de esportes, “era uma pessoa que se envolvia nos problemas da comunidade e buscava soluções. Nossa família ficou agradecida por meu pai ter sido lembrado. Agora o nome dele nunca será esquecido”, disse emocionada a filha de Renato, Renata Damasceno.

Atenção para o Esporte – Durante a inauguração da quadra, o prefeito Marcus Alexandre, lembrou que no dia primeiro de março, será instituída oficialmente a Secretaria Municipal de Esporte, que já foi aprovada pela Câmara. A secretaria, explica o prefeito, vai tratar o esporte da Capital, com a importância merecida. Serão criadas dez escolinhas de futebol e serão realizados campeonatos municipais de futebol, vôlei e várias modalidades esportivas, incluindo ainda os esportes radicais. O prefeito lembrou ainda a importância da conservação dos setenta pontos de práticas esportivas, que devem ser compartilhados com a comunidade. (Ascom PMRB)

Sair da versão mobile