Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Marcus Alexandre visita pontos críticos e garante total atendimento às famílias atingidas pela alagação

O prefeito Marcus Alexandre visitou nesta segunda-feira, 11, os principais pontos atingidos pela cheia do Rio Acre e seus afluentes na cidade de Rio Branco. O nível do rio chegou a 14,05 metros às 12h desta segunda, aumentando o número de áreas afetadas, como os bairros Seis de Agosto, Base, Airton Sena, Taquari e Baixada da Habitasa.
Pref visita pontos de alagamentos 1 fotos Marcos Vicentti 13
Neste último, o prefeito esteve na Rua Judite Paiva, região próxima da ponte, zona cortada por um igarapé que transbordou deixando a situação ainda mais crítica. Lá ele conversou com moradores e garantiu total apoio da Prefeitura e do Governo do Estado no atendimento e socorro às famílias atingidas pela cheia. “Estamos aqui para garantir o atendimento e a retirada das famílias, caso seja necessário. É um momento muito difícil para os moradores dessas áreas atingidas pela cheia do Rio Acre e tudo o que tiver ao nosso alcance nós vamos fazer para amenizar esse sofrimento”, afirmou Marcus Alexandre.

As visitas foram acompanhadas pelo chefe da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (COMDEC), tenente-coronel George Santos. No bairro Airton Sena, outra região baixa da cidade, entre as primeiras a sofrer com a enchente, Marcus Alexandre esteve na Rua do Barro, onde conheceu de perto a situação das pessoas que vivem naquele local.

Dos bairros, o prefeito seguiu para o parque de exposições, onde as equipes da Prefeitura estão de prontidão para receber as famílias. Até agora, há 107 abrigos prontos, mas a maioria das famílias removidas das áreas alagadas estão sendo levadas para casa de parentes ou conhecidos. Até às 12h desta segunda-feira o Corpo de Bombeiros já havia recebido quinze novos pedidos de ajuda.

No parque, Marcus Alexandre reuniu-se com os coordenadores desta primeira fase do acolhimento às famílias, como Dôra Araújo, secretária de Assistência Social; Claudia Cunha e Ricardo Araújo, respectivamente titular e adjunto da Secretaria de Obras Públicas, Kellyton Carvalho, secretário de Serviços Urbanos e equipe da Secretaria de Saúde. O prefeito apresentou algumas questões, como o funcionamento do posto de saúde, que já está pronto e equipado com medicamentos para atender às famílias que venham a ser abrigadas no parque.

Central de Operações
O Quartel de Comando Geral do Corpo de Bombeiros, na Estrada da Invernada, é onde está montada a central de operações de enfrentamento aos efeitos da cheia do Rio Acre e seus afluentes. O telefone 193 está à disposição das famílias para tomar informações e solicitar apoio do poder público. O chamado será avaliado por uma equipe especializada composta por técnicos da Prefeitura, Corpo de Bombeiros e Defesa Civil, de onde sairão caminhões e homens da Semsur e Emurb, equipados com barcos para prestar socorro às famílias juntamente com o Corpo de Bombeiros.

No Corpo de Bombeiros, Marcus Alexandre reuniu-se com o coronel Flores, subcomandante da corporação com quem confirmou que o poder público tem tudo pronto para fazer o atendimento às famílias.

Para prestar o socorro, transporte e apoio às vítimas da alagação, a Prefeitura disponibilizou, nesta primeira etapa, parte do efetivo da Ação de Inverno, a operação de limpeza, melhoria da infraestrutura e remoção de entulho em andamento na cidade. Com isso, haverá menos homens, mulheres e equipamentos realizando a Ação de Inverno nos bairros. O Prefeito informou que por conta da enchente, o trabalho será substancialmente reduzido, “agora, nossa prioridade passa a ser o atendimento e o socorro às famílias”. (Ascom PMRB)

Sair da versão mobile