Garantir o acesso dos moradores e o escoamento da produção mesmo durante o inverno nos ramais da cidade. Essa tem sido uma preocupação do prefeito Marcus Alexandre, que determinou à Empresa Municipal de Urbanização (Emurb), esforços no sentido de realizar a manutenção em pontos críticos de alguns ramais.
Por isso, a Emurb colocou em operação a Ação de Inverno Rural, que está com seis equipes trabalhando simultaneamente nos ramais. Cada equipe conta com uma retroescavadeira e uma caçamba para garantir o acesso dos moradores. O trabalho de recuperação dos pontos críticos já foi feito no ramal Baixa Verde e agora está sendo realizado no ramal Quinoá, ambos localizados na BR 317, sentido Boca do Acre (AM).
Outra equipe da Emurb atende os moradores do Projeto de Assentamento (PA) Barro Alto, que tem, além do ramal do mesmo nome, outros ramais adjacentes, como o Ninita, o Dois Irmãos e o Aroeira.
As equipes cinco e seis estão trabalhando ao longo da rodovia estadual AC 090, a Transacreana. A primeira atende os moradores do Ramal Jarinal e a segunda o Ramal Antimary. A sexta equipe da Emurb em operação neste momento faz a manutenção dos ramais do Projeto Carão.
A ideia do prefeito Marcus Alexandre é, além de garantir o acesso dos moradores mesmo durante o inverno, também o escoamento da produção. O chefe da divisão de ramais da Emurb, Raimundo Souza, o Rai-mundinho, destaca o empenho da prefeitura em trabalhar em benefício dos produtores. “Todos os esforços estão voltados em garantir melhorias para o homem do campo”, disse.