13 de janeiro de 2026
Jornal A Gazeta do Acre

GAZETA 93,3FM Ouça agora

Sem resultados
View All Result
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • POLICIA
  • Geral
  • POLÍTICA
  • Colunas & Artigos
    • Roberta D’Albuquerque
    • O prazer é todo meu
    • Marcela Mastrangelo
    • Beth Passos
  • Social
    • Márcia Abreu
    • Giuliana Evangelista
    • Beth News
    • Jackie Pinheiro
    • Roberta Lima
    • Gazeta Estilo
  • Publicações Legais
    • Publicações Legais
    • Comunicados
    • Avisos
    • Editais
Jornal A Gazeta do Acre

GAZETA 93,3FM Ouça agora

13 de janeiro de 2026
Sem resultados
View All Result
Jornal A Gazeta do Acre
Sem resultados
View All Result

Motos ainda são as maiores causadoras de acidentes no trânsito acreano

A Gazeta do Acre por A Gazeta do Acre
08/02/2013 - 05:20
Manda no zap!CompartilharTuitar

Acidente motoO número de acidentes envolvendo motocicletas ainda está no topo das estatísticas de acidentes de trânsito em todo o país. De acordo com o Instituto Avante Brasil, enquanto o número total de mortos no trânsito cresceu 40,3% entre 2001 e 2010, o número de motociclistas mortos no mesmo período cresceu 250%, saltando de 3.100 vítimas (em 2001) para 10.825 (em 2010). Em 2012 foram 46 mil mortes no trânsito.

No Acre os índices de acidentes envolvendo motocicletas são grandes. Em Rio Branco, ano passado, dos 6.310 acidentes de trânsito, 3.610 envolviam motociclistas. Nos municípios do interior os números também cresceram. De 1.300 acidentes em 2012, 999 envolviam motocicletas.

Esses números estão relacio-nados ao crescimento de frota de motocicletas, que mais que triplicou em 10 anos. O uso da moto como alternativa ao congestionado trânsito do país, o crescimento da economia, a facilidade de crédito e os incentivos do governo para a aquisição de veículos são fatores que explicam esse crescimento.

RECEBA NOTÍCIAS NO CELULAR

Segundo Sawana Carvalho, diretora do Departamento Estadual de Trânsito do Acre (Detran/AC), em 5 anos a frota de motos no Acre cresceu 50%. “A nossa frota de motocicletas é maior do que a de carros. As estatísticas de 2012 apontam 57% e isso faz com que o envolvimento de acidentes com motos aumentem, já que 52% dos acidentes com vítimas tem envolvimento com motos, porém conseguimos uma redução de acidentes com vítimas fatais”.

A diretora acredita que há uma grande deficiência na formação dos condutores. “O Brasil precisa avançar na formação da categoria A. Todas as regiões do país estão finalizando um estudo para passar, através da Associação Nacional dos Dirigentes de Detran, para o Denatran e para o Congresso, garantindo um fortalecimento na formação do condutor na aula e na prova prática. Hoje a categoria A tem sua prova prática feita em um pátio e não há a circulação, diferente dos países de primeiro mundo, que trabalharam na década de 90 o aperfeiçoamento da aula e da prova prática dessa categoria, reduzindo mais de 80% dos acidentes”.

As operações realizadas pelo Detran ajudam a diminuir esse grande índice de acidentes com motociclistas. “O país teve um grande ganho através do fortalecimento da Lei Seca, pois o que mais matava eram a velocidade e álcool. A Operação Álcool Zero foi um dos fatores que ajudaram na redução dos acidentes. A fiscalização diária e o monitoramento na área central e alguns bairros também é importante, estamos conseguindo a conscientização desses condutores. Trabalhar o trânsito é uma questão lenta, porque temos que mexer na parte da educação e na consciência do cidadão. Uma das maiores preocupações é proporcionar a segurança pública. Precisamos do fortalecimento do Código de Trânsito para penalizar quem não segue as normas”, concluiu Sawana.

Siga 'A Gazeta do Acre' nas redes sociais

  • Canal do Whatsapp
  • X (ex-Twitter)
  • Instagram
  • Facebook
  • TikTok



Anterior

Antônia Sales esperava ser a 2ª vice-presidente

Próxima Notícia

Deputados reconhecem liderança de Astério Moreira e fazem elogios

Mais Notícias

Foto: Marcos Vicentti/Secom
Geral

Artesãos do Acre podem se inscrever para feira nacional em Brasília com ajuda de custo do Estado; veja como

13/01/2026
Foto: Juan Vicent Diaz
4º destaque

Prefeitura avalia ampliar apoio aos carnavais de rua nos bairros de Rio Branco

13/01/2026
Live de juiz aposentado durante operação contra o Comando Vermelho é alvo de críticas do MP: 'desserviço'
3º destaque

Live de juiz aposentado durante operação contra o Comando Vermelho é alvo de críticas do MP: ‘desserviço’

13/01/2026
Foto: Reprodução/Inmet
1º destaque

Acre entra em alerta duplo de temporais com risco de ventos acima de 100 km/h

13/01/2026
Foto: Juan Vicent Diaz
5º destaque

Carnaval 2026 é lançado em Rio Branco com premiação de até R$ 20 mil para blocos

13/01/2026
Foto: Reprodução
Destaques Cotidiano

RBPREV reajusta benefícios previdenciários em 3,90% com efeitos retroativos; veja percentuais

13/01/2026
Mais notícias
Próxima Notícia

Deputados reconhecem liderança de Astério Moreira e fazem elogios

Carnaval é feriado? Saiba como as empresas devem se comportar

Jornal A Gazeta do Acre

© 2022 - Todos os direitos reservados. A Gazeta do Acre

  • Expediente
  • Fale Conosco

Sem resultados
View All Result
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • Polícia
  • Geral
  • Política
  • Colunistas & Artigos
    • Roberta D’Albuquerque
    • O prazer é todo meu
    • Marcela Mastrangelo
    • Beth Passos
  • Social
    • Márcia Abreu
    • Giuliana Evangelista
    • Beth News
    • Jackie Pinheiro
    • Roberta Lima
    • Gazeta Estilo
  • Publicações Legais
    • Publicações Legais
    • Comunicados
    • Avisos
    • Editais
  • Receba Notícias no celular
  • Expediente
  • Fale Conosco

© 2022 - Todos os direitos reservados. A Gazeta do Acre