Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Nível do Rio Acre continua subindo e preocupa autoridades

Rio555O nível do Rio Acre está se aproximando da cota de alerta. Em 24 horas, ele subiu quase um metro. Na medição realizada ontem, o nível apotava 12,92 m. As cabeceiras também apresentaram elevação. Em Assis Brasil, o nível estava em 6,24. Em Xapuri, 11,18m e no Riozinho do Rôla, principal afluente do Rio Acre, as réguas apresentavam a medição de 12,08m.

A situação é comum nesta época, explicou o tenente coronel George Santos, coordenador municipal da Defesa Civil. “É uma situação que enfrentamos nos meses de janeiro, fevereiro e março. O Rio Acre dificilmente não deixa de atingir sua cota de alerta, nos últimos 8 anos tivemos seis enchentes e nos últimos 4 anos, foram quatro enchentes”.

Nas próximas o rio pode atingir 13 metros. “O momento merece cuidado, já estamos próximo a cota de alerta. O rio deu sinais da perca de força de elevação, está em uma tendência de subir 8 centímetros a cada 6 horas. Antes, estava subindo 28 centímetros a cada 6 horas”.

Com a elevação do nível, um monitoramento é realizado nos bairros mais baixos da Capital. “Estamos fazendo o monitoramento das áreas que atingidas primeiro, principalmente no Airton Sena e Santa Terezinha. Fizemos uma vistoria no Taquari e ainda não vimos nenhuma situação de casas atingidas. Já havíamos retirado várias famílias no ano passado. O Riozinho do Rôla subiu poucos centímetros e não tivemos nenhuma solicitação das comunidades ribeirinhas”.

Equipes estarão de plantão para se caso houver necessidade, retirar as famílias atingidas. “Há uma tendência que hoje ele atinja os 13,30m. Por determinação do prefeito, estamos com equipes de plantão e já temos 50 boxes prontos no Parque de Exposição para receber os primeiros atingidos. A equipe da Defesa Civil do município irá ficar de plantão durante o Carnaval, com as principais secretarias, caso seja necessária alguma intervenção. Todos estão em condições de atuar em ocorrências de enchente. Nos próximos dias estão previstos curtos períodos de sol, com muita nebulosidade e pancadas de chuvas”, concluiu George.

Sair da versão mobile