Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Novo arcebispo de Manaus veio para a Amazônia há 35 anos, pra atuar no Acre

Arcebispo de Manaus - FOTO Euzivaldo QueirozO novo arcebispo metropolitano de Manaus, Dom Sérgio Eduardo Castriani, de 58 anos, veio para a região amazônica há mais de 34 anos, em 1979, para atuar no Acre. Na Arquidiocese manauense, ele terá a ‘missão’ de dar continuidade a vida comunitária religiosa (que era a maior aposta do seu antecessor) e intensificar os ensinamentos da Igreja, através das pastorais sociais, na vida do povo de Manaus, cidade que já conta com mais de 900 mil fiéis católicos.

A meta de Castriani é aproximar a Igreja dos mais jovens, esclarecer assuntos polêmicos para a juventude, em especial de periferias de Manaus (drogas, prostituição, etc), ampliar a presença da fé católica nas redes virtuais e nas escolas e universidades, além de conhecer o dia a dia da população. “Pretendo olhar para a realidade teológica da juventude e dar protagonismo aos jovens na igreja”.

O novo arcebispo veio de São Paulo (seu estado natal. Lá, ele é nascido do município de Regente Feijó) com 23 anos. Aqui no Acre ele atuou em uma época difícil, ainda das comunidades eclesiais de base, durante a ‘luta social’ travada entre os seringueiros/posseiros vs. fazendeiros/grandes proprietários de terra. Mas a maior identidade de Castriani foi no município de Tefé, a cerca de 520 Km de Manaus/AM. Ele chegou em Tefé em 1998 e lá construiu sua obra social e religiosa.

“A gente aprende a conhecer o povo amazonense e a cultura, que deve muito à cultura ribeirinha e indígena do interior. Desde que cheguei ao Acre até o período como bispo em Tefé aprendi a respeitar as pessoas e sua cultura popular. Depois aprendi a trabalhar junto com as pessoas, os conselhos, a sociedade civil, instituições e ONGs. Também aprendi a conviver com um povo muito sofrido que é acolhedor. Essa convivência com as pessoas, aprendendo a amá-las, a respeitá-las foi talvez a coisa mais importante nesses 14 anos”, disse Castriani.

Somando todos os lugares de atuação, Sérgio Eduardo tem mais de 37 anos de vida religiosa.

Dom Castriani está assumindo a Arquidiocese de Manaus no lugar deixado por o posto dom Luiz Soares Vieira, que aos 75 anos está se aposentando. Sérgio Eduardo tomou posse do cargo às 19h da noite de ontem, sábado, 23, na Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição de Manaus.

Sair da versão mobile