Há pouco mais de oito anos, a frota de veículos da cidade de Rio Branco não passava de cinquenta mil veículos (entre carros e motos). Atualmente, esse número ultrapassa os cento e vinte mil, o que obriga prefeitura de Rio Branco a encontrar soluções rápidas para melhorar o trânsito da Capital.
O prefeito Marcus Alexandre está atento a este tipo de problema. Por isso, juntamente com o superintendente da Rbtrans, engenheiro civil Ricardo Torres, visitou inúmeros pontos da cidade onde mudanças deverão acontecer para melhorar a fluidez e garantir mais rapidez no trânsito.
Uma dessas mudanças acontecerá no bairro Preventório, próximo ao Cristo Redentor, onde há um volume acentuado de veículos e motocicletas. É um ponto que serve de interligação do Centro com os bairros da Baixada do Sol. Por isso, no local será construída uma mini rotatória a fim de melhorar o trânsito.
“É um trecho que as pessoas utilizam como rotina, cortam caminho para o Centro e hoje é um ponto de conflito e, por isso, o prefeito Marcus Alexandre está realizando o ordenamento do trânsito, aplicando uma solução encontrada já em outras capitais para garantir maior segurança para os motoristas”, afirma Ricardo Torres.
Outro ponto onde haverá intervenção da Prefeitura de Rio Branco será na entrada no conjunto Manoel Julião na esquina da pizzaria Guia do Sabor. No local, a Emurb deverá realizar uma mudança no passeio público para aumentar a capacidade da via.
A mudança vai atender, além dos moradores do Manoel Julião, também os de bairros próximos, como a Conquista e Bairro da Paz, que diariamente utilizam o local para ter acesso a Avenida Getúlio Vargas, a Avenida Ceará e também ao bairro Estação Experimental.
“Vamos melhorar a geometria do local e também fazer alterações no semáforo para que possamos garantir, também nesse ponto, maior fluidez para o trânsito e o transporte coletivo com o aumento da capacidade da via”, destaca o diretor da Rbtrans.
No bairro do Bosque, onde existe atualmente uma rotatória próxima ao Pronto Atendimento da Unimed, também haverá mudanças. Será construída também uma mini rotatória, o que irá garantir um trânsito mais seguro, já que no local já foram registrados muitos acidentes.
“Ali temos uma espécie de gota, um desenho antigo feito pela prefeitura há mais de vinte anos, mas com o aumento do volume do tráfego se tornou um local conflituoso. Com uma intervenção vamos eliminar essa série de acidentes e dar mais segurança aos motoristas”, explica.
A saída do bairro Seis de Agosto, próximo a caixa d’água, é outro ponto onde a Prefeitura de Rio Branco irá realizar intervenção. Tantos os moradores quanto os usuários do mercado do bairro tem apenas um único ponto de saída. A ideia é trabalhar outra opção de saída do bairro pela Via Chico Mendes.
“Nossa proposta é criar uma saída direta do bairro pela Via Chico Mendes. Com isso, será necessário fazer uma redistribuição da ciclovia que passa no local, essa intervenção vai ali-viar o trânsito entre as pontes e as pessoas farão o percurso com mais celeridade, sem ter a necessidade de cruzar as pontes para se deslocar do bairro Seis de Agosto para outro ponto do Segundo Distrito”, disse.
Outro local onde a prefeitura terá que realizar mudanças para melhorar o trânsito será na Avenida Getúlio Vargas, trecho entre o Juventus e o Bradesco. Serão realizadas restrições de estacionamento ao longo da via e também colocar sentido único em algumas ruas transversais, medidas que já vem sendo adotadas há alguns anos pela Rbtrans.
“A Avenida Getúlio Vargas é uma das principais vias da cidade, juntamente com a Ceará e por isso não cabem mais estacionamentos ao longo dela, já que com o passar do tempo esse trecho acabou se tornando um funil. Mas vamos melhorar o trânsito também nesse local”, faz questão destacar o diretor. (Ascom PMRB)