X

Prefeitura deve abrir nova licitação para empresa de coleta de lixo

Desde 2009 a empresa Tucano é a responsável por fazer a coleta de lixo em Rio Branco. Apesar de contar com 167 funcionários, entre motoristas e coletores, 17 caminhões de coleta doméstica, 2 de coleta hospitalar, 1 de coleta seletiva, 2 carros de apoio e 3 motos de fiscalização, os serviços prestados ainda deixam a desejar.

No final de 2012, vários problemas foram detectados. Após uma reunião com a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur), a empresa se prontificou em adequar os serviços, afirmou Kellynton Silva, diretor do órgão. “Começamos a gestão em janeiro e as primeiras conversas que tivemos foi exatamente com a empresa Tucano, sobre alguns problemas evidenciados. Eles se prontificaram a resolver os impasses. Problemas com o quadro de funcionários e quebra de caminhões eram constantes. No final do ano agravou o problema na coleta de lixo e perdemos um pouco da qualidade do serviço executado”.

Notificações à empresa com relação à qualidade de serviço foram feitas pela Semsur, explicou o secretário. “Algumas ruas estavam sem coleta. Identificamos os problemas e aumentamos a fiscalização efetiva da Semsur com relação à coleta de lixo. Mais fiscais estão em campo trabalhando e isso gerou mais notificações à empresa. Tivemos uma reunião esta semana com o diretor comercial da empresa para tratar sobre a qualidade dos serviços prestados, que já melhorou um pouco, mas que falta muito para chegarmos a um patamar ideal, com coleta 100% regular e de qualidade”.

A empresa passou por várias adequações, inclusive na frota dos caminhões, que deveria ser renovada a cada 2 anos. “Boa parte das recomendações que nós fizemos foram adequadas. Iniciaram uma renovação de frota, com quatro caminhões novos e com previsão de mais dois. O projeto de renovação é contínuo. O contrato da empresa termina em setembro, mesmo assim nós exigimos que eles fizessem essa política de investimento, até porque viabiliza não só aqui, mas em outro local que eles possam participar de licitações. O investimento estava atrasado, mas agora eles devem cumprir parte do contrato conosco”, disse.

Em breve será aberta licitação para a contratação de uma nova empresa, ressaltou Kellynton. “A definição que temos que até o final do contrato eles estarão renovando a frota. A Semsur irá renovar os contratos da coleta de lixo. Apesar dessa política da empresa, nós iremos fazer uma nova licitação.

Claro que a Tucano irá participar, é de livre concorrência, mas se ganhar vai ter que se adequar a muitos processos e recomendações que iremos ter”.

Problemas antigos estão passando por ajustes, enfatizou Kellynton. “Ainda há uma inviabilidade de técnica e infraestrutura na nossa cidade. Está melhorando e intensificando com o Ruas do Povo, porém falta muito para conseguirmos 100% da coleta de lixo via caminhões. Continuamos o trabalho com as Toyotas em algumas vias que não têm estrutura para aguentar um veículo pesado. O episódio que aconteceu, onde o funcionário estava sentado, ao invés de em pé e segurando na Toyota, foi um erro de conduta. Alertamos e notificamos a empresa com relação à isso. Buscamos pouco a pouco, tentando ser o mais rápido possível, a qualidade nos serviços prestados. Alguns problemas vêm de muito tempo e estamos ajustando-os”, concluiu.

Categories: Geral
A Gazeta do Acre: